Após encalhar e ser resgatada no litoral do Piauí, filhote de peixe-boi é transferida para Pernambuco

O Governo do Piauí, por determinação da governadora Regina Sousa, disponibilizou a aeronave para o transporte de Wind

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
20h47.
A pequena Wind, uma filhote de peixe-boi resgatada na Praia de Macapá, em Luís Correia, na última quarta-feira (27), chegou em Recife na manhã desta sexta-feira (29) e está em deslocamento para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA), na Estrada do Forte Orange, no Bairro do Pilar, na Ilha de Itamaracá.

NOTÍCIA RELACIONADA:

O Governo do Piauí, por determinação da governadora Regina Sousa, disponibilizou a aeronave para o transporte de Wind, que estava debilitada e não suportaria uma viagem de carro até a unidade do ICMBio/CMA na Ilha de Itamaracá, referência no manejo do peixe-boi. A viagem foi tranquila, segundo os veterinários que acompanharam a filhote de peixe-boi.
Fotos: Divulgação/Governo do Estado do Piauí.
Wind se perdeu da mãe e foi encontrada próximo da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, na praia de Macapá. O animal foi resgatado pela equipe da Comissão Ilha Ativa, instituição que atua na preservação de espécies na região do Delta. Wind ficou numa piscina, na base do ICMBio, no município de Cajueiro da Praia, sendo alimentada e medicada.

O chefe da APA, Adriano Ricardo, pediu ajuda do Governo do Piauí para transferência do animal, que apresentava machucados no dorso, possivelmente provocado por hélice de embarcação.

Adriano Ricardo advertiu que a órfã de peixe-boi precisava de tratamento especializado urgente, que só é disponibilizado pelo Centro de Mamíferos Aquático, para que o animal pudesse ser cuidado e reabilitado para retorno ao habitat natural.

O Centro de Mamíferos Aquáticos

Além de coordenar, executar e apoiar projetos de pesquisa, conservação e manejo de mamíferos aquáticos, o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) participa de fóruns nacionais e internacionais que tratam de questões relativas aos mamíferos aquáticos, como a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB) e a Comissão Internacional da Baleia (CIB).

O Centro desenvolve, implanta e mantém bancos de dados nacionais e internacionais sobre pesquisas e projetos de conservação e manejo de mamíferos aquáticos, também subsidia tecnicamente a adoção de medidas de conservação e manejo das espécies e auxilia na implementação e criação das Unidades de Conservação federais marinhas, costeiras e da bacia Amazônica.

O CMA coordena a implementação de Planos de Ações de Mamíferos Aquáticos do ICMBio, além de promover cursos, seminários, reuniões técnicas e eventos de divulgação e intercâmbio científico relacionados ao tema.

O Centro de Mamíferos Aquáticos também possui uma Base Avançada com localização estratégica na Ilha de Itamaracá, litoral de Pernambuco. Em uma área de 33 hectares a base abriga laboratórios, bibliotecas e outros prédios que são usados para desenvolver a pesquisa e conservação de mamíferos aquáticos de todo o Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários