Peixe-leão é encontrado na praia de Barra Grande, no Piauí; espécie é venenosa e perigosa

O peixe foi encontrado em um recife de corais entre as Praias de Barra Grande e Barrinha, numa área afastada de onde costumam ficar os banhistas

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
16h58. - Última atualização: às 17h19.
Peixe-leão é encontrado na praia de Barra Grande, no Piauí.
Foto: Alex Guerreiro.
Um mergulhador encontrou um filhote de peixe-leão no mar da Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O animal, que não é natural das praias brasileiras, é venenoso e põe em risco as espécies nativas.

O peixe foi encontrado pelo mergulhador Alex Guerreiro. Ele disse que encontrou o peixe em um recife de corais entre as Praias de Barra Grande e Barrinha, numa área afastada de onde costumam ficar os banhistas.

Alex contou que saiu ao mar nesta quinta-feira (28/04) com a intenção de encontrar o peixe. O animal encontrado por ele, um filhote, estava entre as pedras, a uma profundidade entre 60 cm e 1 metro, e a cerca de 50 metros da faixa de areia. Ele disse que encontrou o peixe em poucos minutos de busca, e logo depois saiu do mar.

O mergulhador gravou um vídeo para alertar os pescadores e turistas sobre a presença do animal. 
Peixe-leão é encontrado na praia de Barra Grande, no Piauí.
Vídeo: Alex Guerreiro.

Ceará registra acidente com espécie invasora e venenosa de peixe

O primeiro acidente envolvendo um peixe-leão no ambiente brasileiro foi registrado no interior do Ceará na última semana. As informações são da Agência Brasil. 

O pescador Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos, pisou no animal e sofreu dores, convulsões e duas paradas cardíacas.

O acidente aconteceu na praia de Bitupitá, em Barroquinha, a 388 km de Fortaleza. O pescador ficou seis dias internado e recebeu alta.

O peixe-leão é uma espécie invasora e venenosa, não tem predadores naturais e se reproduz rapidamente. No último mês de março, uma expedição inédita coordenada pelo Laboratório de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará descobriu a espécie em águas rasas do Nordeste.

Pela primeira vez foram capturados nove peixes-leões no litoral do Ceará e do Piauí, inclusive nas unidades de conservação do Parque Nacional de Jericoacoara e do Delta do Parnaíba. 

O peixe-leão é agressivo e tem 18 espinhos venenosos. Ele tem alta capacidade de reprodução e coloca 29 espécies nativas em risco, como alerta o pesquisador.

Para Marcelo Soares, o acidente com o pescador na praia de Bitupitá mostra que o peixe-leão já está invadindo o meio ambiente brasileiro.

Postar um comentário

0 Comentários