Sesapi monitora dois pacientes de Parnaíba com suspeita de varíola dos macacos

Os dois pacientes, que são homens, não possuem vínculos, já passaram por exames e aguardam o resultado

Por Darival Júnior/Edição: Eduardo Machado, infocopiaui.com
17h28. - Última atualização: às 17h39.
Sesapi monitora dois pacientes de Parnaíba com suspeita de varíola dos macacos.
Foto ilustrativa: Arquivo/infocopiaui.com
Dois homens de Parnaíba estão sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi com suspeita de terem contraído a varíola dos macacos.

Os pacientes que não tiveram suas identidades reveladas, não possuem vínculos e foram atendidos por médicos do município que a partir dos sintomas apresentados, acionaram a epidemiologia da Secretaria de Saúde de Parnaíba para investigar os casos.

De acordo com informações repassadas pelo órgão, os homens realizaram exames na manhã desta terça-feira (02), as amostras já foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen e a Sesapi aguarda os resultados.

"Com relação aos dois casos que foram notificados ontem na nossa rede assistencial com relação à varíola do macaco, é importante dizer que a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor da Vigilância Epidemiológica prontamente já ativou o protocolo e notificou o caso à Vigilância Epidemiológica do estado. Então nós estamos fazendo a investigação, os pacientes hoje tiveram já a realização da coleta dos exames, já foram encaminhados para o Lacen. Um paciente está hospitalizado, e o outro está em isolamento no domicílio. Os pacientes estão sendo tratados com relação à sintomatologia [...] é uma doença viral, e a vigilância epidemiológica  está atenta. É importante dizer que duas médicas atenderam os respectivos casos suspeitos de forma simultânea e a Secretaria de Saúde de Parnaíba está acompanhando o caso de perto, já pediu celeridade no resultado dessas amostras, e nós vamos aqui ficar  acompanhando. Estamos agora fazendo o contato com esses possíveis contactantes desses dois casos, presando também pela privacidade  dos mesmos  e orientando os familiares com relação às medidas de precaução em relação ao isolamento, ao uso de máscara, e nós vamos seguir acompanhando esses pacientes com relação ao isolamento e ao protocolo até o resultado dos exames", informou a Secretária de Saúde de Parnaíba, Leidiane Pio.

Até o momento, o Piauí não possui casos confirmados da doença.

Postar um comentário

0 Comentários