Universitário é detido durante aula em Parnaíba por causa de grafite em banco de praça da UFDPar

O aluno assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO e foi liberado no início da tarde, para responder processo em liberdade

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
16h55.
Grafite feito por universitário em banco da UFDPar.
Foto: Reprodução/Redes sociais.
Um estudante do 5º período do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar foi detido na manhã desta quinta-feira (25) por ter feito um grafite em banco de praça da instituição de ensino superior. Depois de levado à delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, o aluno assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO e foi liberado no início da tarde, para responder processo em liberdade.

O aluno assistia aula quando três policiais militares, juntamente com o chefe do setor de segurança e dois guardas terceirizados da Universidade bateram à porta da sala de aula para levá-lo à polícia. Ele só não foi retirado à força da sala por causa da intervenção do professor que ministrava aula. O estudante também escapou de ser levado algemado à delegacia no camburão da PM porque houve uma rápida mobilização do movimento estudantil e de membros do movimento docente universitário, impedindo uma ação mais truculenta.

“Depois de ouvir qual seria a acusação e também ter conversado rapidamente com o estudante, percebi que se tratava de uma ação exagerada e completamente desproporcional por parte da equipe de segurança e da PM. Só liberei o aluno com a garantia de que eu pudesse acompanha-lo até a reitoria, onde esperaríamos por um advogado, para que então fôssemos à delegacia”, afirmou o professor João Paulo Macedo, do curso de Psicologia, e membro da direção regional da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi secção UFDPar). 

“Foi um ato totalmente arbitrário e autoritário, que precisa ser amplamente repudiado, sobretudo no momento político em que o país atravessa, em que há fortes ameaças aos direitos democráticos e às eleições. O grafite é uma manifestação artística, que não pode ser tratado como crime”, completa João Paulo.

De acordo com representantes do movimento estudantil e da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi secção Parnaíba), a ação policial teve motivação política e se trata de tentativa de intimidação dos movimentos sociais que estão organizando assembleia geral para o inicio da semana. Nesta atividade, serão socializadas, à comunidade universitária, denúncias feitas pela Adufpi ao Ministério Público Federal, dentre outras, em que se pede investigação de irregularidades na administração superior da UFDPar e afastamento do reitor. 

“Ontem realizamos reunião com representantes do movimento estudantil para divulgarmos na comunidade universitária a assembleia geral de quarta-feira. É muito estranho que a detenção de um aluno que participa de atividades do movimento estudantil seja detido em menos de 24 horas depois dessa reunião”, disse João Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários