Polícia Federal deflagra Operação Guardiões da Infância contra o abuso sexual infantil

Ação nacional tem por objetivo impedir que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
18h26. - Atualizada às 20h31.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22) a Operação Guardiões da Infância com o objetivo de cumprir mandados de prisão decorrentes de decisões judiciais condenatórias por crimes relacionados ao abuso sexual infantil em todo o país.
PF deflagra operação contra o abuso sexual infantil.
Foto: Divulgação/PF.
As ações da operação tiveram início em agosto, com cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões -BNMP, mas ainda estavam em liberdade.

No Piauí, foram cumpridos 14 mandados de prisão desde o início da operação. Nesta terça-feira os mandados foram cumpridos em Parnaíba, Floriano e Nazaré do Piauí, no Piauí, e Viçosa do Ceará, no Ceará. Os presos já foram conduzidos ao sistema prisional.

O objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social indivíduos que já haviam sido investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.

O combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade na Polícia Federal, com um trabalho amplo e complexo, tendo uma unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil.

Iniciativas como a Operação Guardiões da Infância têm identificado e impedido a ação de centenas de abusadores e o resgate de um número relevante de crianças vítimas.

A Polícia Federal, além de realizar um número expressivo de operações policiais combatendo essa modalidade criminosa, também atua na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados na tarefa de identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las e identificar e prender seus agressores.

Postar um comentário

0 Comentários