Estelionatários se passam por delegado para aplicar golpes no comércio de Parnaíba

Os criminosos se utilizam do aplicativo de mensagens WhatsApp para tentar aplicar o golpe

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
15h46.

Estelionatários estão se passando por autoridades para aplicar golpes no comércio de Parnaíba. Nesses últimos dias tentaram se passar pelo delegado João Rodrigo Luna.
Estelionatários se passam por delegado para aplicar golpes.
Foto: Reprodução. 
O golpe é da seguinte forma: o golpista utiliza uma foto de uma autoridade conhecida na cidade, encaminha uma mensagem via WhatsApp para um estabelecimento que trabalha com refeições, faz o pedido e pede para ser entregue no local de trabalho.
Estelionatários se passam por delegado para aplicar golpes.
Foto: Reprodução. 
O criminoso diz que vai pagar com dinheiro e pede troco para um valor específico. Minutos após, entra em contato novamente e pede para que mande o troco por pix. E aí está a vantagem indevida.

O empresário fica no prejuízo duas vezes, já que a refeição não foi pedida e não vai ser paga e ainda perde o troco enviado via pix.

"Oriento aos amigos e amigas empresários e comerciantes, que já trabalham tanto a ter bastante atenção, pois uma autoridade ao fazer um pedido não precisa e nem deve ficar ostentando seu título ou qualificação, como "delegado", "professor" etc. Eles fazem isso para ganhar credibilidade", ressalta o delegado João Rodrigo Luna.

A Polícia Civil orienta que, para se certificar ainda mais, as vítimas podem solicitar a localização em tempo real, ou comum mesmo, mas não apenas o endereço. Podem fazer uma chamada de voz.

Nesse caso recente, o ladrão se passava por um delegado, mas não sabia sequer escrever e ainda se apresentou com o nome errado, João "Rodrigues". Deve-se ter atenção a todos os detalhes.

O delegado orienta ainda que não deixe de registrar o Boletim de Ocorrência e procurar a Delegacia de Polícia para que as providências sejam tomadas.

Postar um comentário

0 Comentários