Sesapi implanta plano de contingência para o final do ano; cirurgias eletivas serão suspensas

A decisão foi uma ação preventiva, que faz parte do plano de contingência para este final de ano, que pretende dar vazão aos pacientes que estão internados

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
10h04.


A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - Sesapi encaminhou ofício, para todos os hospitais da rede estadual, suspendendo as cirurgias eletivas ambulatoriais no período de 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2023.
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - Sesapi, em Teresina.
Foto: Reprodução.
A decisão foi uma ação preventiva, que faz parte do plano de contingência para este final de ano, que pretende dar vazão aos pacientes que estão internados. Também motivaram a decisão a dificuldade de fornecimento de insumos, utilizados nos procedimentos, juntos as indústrias produtoras, decorrente da falta de matéria prima.

"Determinamos, ainda, a realização imediata de cirurgia em todos os pacientes internados e na fila da regulação hospitalar nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - EAS com a força de trabalho das cirurgias eletivas, respeitando a programação operacional do hospital. Fica a critério do diretor do EAS a suspensão dos ambulatórios e a realocação dos servidores", explica o superintendente da rede de alta e média complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

As determinações do ofício não são válidas para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgico.

Postar um comentário

0 Comentários