Cocalalvense estudante da rede estadual conquista 1º lugar em medicina na UFDPar

Seduc desenvolve 23 ações em prol do estudante de inclusão universitária

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
19h44.

Filho de pedreiro e de dona de casa, natural de Cocal dos Alves, deu mais um presente à sua família ao conquistar o 1º lugar (cota) para medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. O resultado veio por meio do Sistema de Seleção Unificada - Sisu de 2023, divulgado nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Educação.

Francisco Wagner (aprovado). Foto: divulgação/Governo do Piauí.

“Meu pai é analfabeto e minha mãe tem pouco estudo, mas nunca faltou o incentivo e a motivação por parte deles para que eu seguisse estudando e buscasse realizar meus sonhos. Mesmo com todos os desafios, eles nunca deixaram de me ajudar, me aconselhar e me auxiliar quando eu precisei, e se hoje eu consegui minha aprovação, em grande parte foi por conta da minha família”, explica o estudante.

Francisco Wagner estudou parte de seu Ensino Fundamental e todo seu Ensino Médio no Centro de Ensino de Tempo Integral - CETI Augustinho Brandão.

“Desde o início do ano passado a gente estava 100% focado em se preparar para o ENEM. Fomos muito incentivados tanto pelos professores quanto pelo diretor. Fizemos uma espécie de intensivão, com dias em que chegávamos à escola 7h da manhã e saímos 10h da noite. Uma rotina de estudos muito intensa, que nos cansava, mas sabíamos que todo aquele esforço resultaria em nosso futuro, nossa aprovação”, relata o aprovado.

O estudante acrescenta que a escola Augustinho Brandão e o Pré-ENEM Seduc o ajudaram muito. “O CETI Augustinho Brandão ensina não só o material pedagógico, mas também ensina a ser um ser humano de bem. E se hoje eu sou a pessoa que sou, graças ao Augustinho Brandão. Os profissionais daquela escola deram tudo de si para que a gente fosse aprovado, para que a gente pudesse estudar da melhor forma possível para passar no curso dos nossos sonhos”, finaliza o estudante.

O diretor Darkson Vieira destaca que a escola conta com uma preparação especial, que se complementa com as ações da Secretaria de Estado da Educação - Seduc.

“Temos um Pré-ENEM próprio, fazemos revisão de conteúdo, temos o material didático e de redação elaborado por nós, o que reflete em nossa média da redação que chega a quase 900 pontos. Então, a escola recebe com muita alegria esses resultados porque é a retribuição de um trabalho de dedicação dos professores. Nós trabalhamos para isso, para ver transformação social através desse estudante que mora na zona rural, que vive da agricultura de subsistência, chegar na faculdade”, completa o diretor.

Seduc desenvolve 23 ações em prol do estudante de inclusão universitária

A superintendente de ensino superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, enfatiza que é um momento de comemorar as aprovações e as 23 ações da Seduc em prol do estudante que se prepara para buscar uma vaga no ensino superior.

“É extraordinária essa preocupação e cuidado com os nossos estudantes. Durante toda a ação Pré-ENEM existe um planejamento que culmina nesse exato momento com o SiSU e Prouni. Existe uma programação desde o momento da preparação desses estudantes, por meio das revisões, do projeto Redação Nota Mil, o Dia E, que é aquele momento de acolher esses candidatos na porta dos locais de prova, e o Pré-SiSU, que consiste na orientação para que os estudantes otimizem as notas que eles obtêm por meio do Enem”, conclui a superintendente.

Postar um comentário

0 Comentários