Dom Juarez Sousa toma posse como novo Arcebispo de Teresina

Transferido da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa é o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
17h26.

O novo Arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, tomou posse na tarde desse sábado (25), na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, em solenidade marcada pelo afeto do acolhimento e pela significativa participação de religiosos, fiéis e autoridades. Pela primeira vez, em mais de 100 anos de história diocesana, um filho do Piauí assume o pastoreio desta parcela do povo de Deus.

Notícias relacionadas

Novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez toma posse nesse sábado (25). 

Dom Juarez toma posse como novo Arcebispo de Teresina. Foto: divulgação/Arquidiocese de Teresina.

A solenidade teve início no final da tarde e uma grande quantidade de caravanas das Dioceses do Piauí e de cidades vizinhas já aguardavam a chegada do novo Arcebispo. Dom Juarez Sousa foi acolhido no portão central da Praça Saraiva pelo padre Klebert Viana, pároco da Catedral de Teresina, e por Dom Jacinto Brito, ao som da marcha pontifícia executada pela Banda XVI de Agosto. Durante sua passagem pela passarela central da praça, ele beijou o crucifixo, aspergiu água benta em si mesmo e seguiu abençoando os fiéis.

Como um gesto de homenagem a seus antecessores, antes da celebração eucarística, Dom Juarez entrou na Catedral de Teresina e foi conduzido até a Capela da Ressurreição, local onde estão sepultados alguns dos bispos de Teresina. Em seguida, foi até a Capela do Santíssimo para um momento de oração particular.

Dom Juarez toma posse como novo Arcebispo de Teresina. Foto: divulgação/Arquidiocese de Teresina.

Dando início a Santa Missa, Dom Jacinto Brito proferiu seu discurso de agradecimento pelos anos de pastoreio na igreja de Teresina. “Aos queridos irmãos padres, colaboradores mais próximos, que nas mais diversas frentes de missão, o meu reconhecimento e gratidão pelo testemunho de santidade, dedicação e zelo apostólico. E a todos que se dedicaram, nesta amada Arquidiocese, tanto nos serviços pastorais quanto missionários, fica a minha admiração e a lição de generosidade. O calor desta igreja me fez tomar a decisão de aqui permanecer. Desejo que o pastoreio de Dom Juarez possa nos levar as águas mais profundas deste caminho de encontro pessoal com Jesus Cristo”, pontuou o bispo emérito.

Dom Juarez recebe Báculo Arquidiocesano

Conforme estabelece o rito de posse dos bispos, em seguida, o chanceler da Cúria Metropolitana, Diácono Roberto Caminha, fez a leitura das Letras Apostólicas, documento pelo qual o Papa Francisco nomeou Dom Juarez Marques Sousa da Silva como oitavo Arcebispo metropolitano de Teresina.

Dom Juarez toma posse como novo Arcebispo de Teresina. Foto: divulgação/Arquidiocese de Teresina.

Durante a homilia e em seu primeiro pronunciamento após a nomeação, Dom Juarez relembrou de sua trajetória episcopal e agradeceu o pastoreio de Dom Jacinto Brito na Arquidiocese de Teresina.

“Começo hoje saudando o povo de Deus e todos aqueles que celebram comigo. Agradeço principalmente ao meu antecessor Dom Jacinto Brito a quem agradeço pela amizade e pela acolhida. Aqui estou em nome de Deus e na força do Espírito Santo, com alegria e esperança, venho aqui para pertencer a vocês. Portanto, permitam-me que tomem posse de mim. Teresina é uma Arquidiocese querida e destacada no cenário eclesial por sua história e atuação em favor do Reino de Deus, unidade do clero e atenção aos pobres. Essa igreja permanece viva, e todos, como discípulos missionários de Jesus Cristo, tem testemunhado a fé com sentimento de pertença, comunhão e participação em uma igreja viva e madura em serviço da vida em plenitude”, ressaltou o novo Arcebispo.

Em seu discurso, o governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, cumprimentou o novo Arcebispo e lhe desejou um bom pastoreio, enquanto estiver à frente da Arquidiocese de Teresina. “É com grande alegria que recebemos a Dom Juarez em sua mais nova missão. Enquanto povo de Deus iremos apoiá-lo em sua liderança pastoral, sobretudo na ajuda àqueles que mais necessitam, como Jesus nos fala em seu Evangelho. Nosso desejo é que o Espírito Santo abençoe o seu pastoreio, para a busca de uma vida mais plena”, externa o governador.

O padre Tony Batista, vigário geral  da Arquidiocese de Teresina, fez uma pequena homenagem ao Arcebispo relembrando um pouco de sua história e de suas origens. O vigário também externou a grande alegria que é receber o Arcebispo que será o primeiro piauiense a assumir a cátedra de Teresina. “Originalmente do interior da cidade de Barras, Dom Juarez chega para servir o povo de Deus em sua mais nova missão. Nós esperamos que seu pastoreio seja de comunhão e unidade”, externa o vigário que destacou uma das características da igreja particular de Teresina. 

“A sua igreja é uma igreja samaritana. Eu tenho orgulho de dizer que não conheço, em um razoável leque de distâncias, uma igreja que tenha tantos serviços aos pobres, e por tanto tempo, como a igreja de Teresina”, ressaltou.

Durante a Santa Missa, o novo Arcebispo de Teresina recebeu os cumprimentos de todos os bispos, padres, diáconos e autoridades presentes. No final da solenidade, houve ainda a leitura e assinatura da ata de posse.

Postar um comentário

0 Comentários