Lei que reconhece festas juninas como manifestação da cultura brasileira é sancionada

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício do verão – o dia mais longo do ano, no mês de junho –, que indicava o início das colheitas

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ 
12h11

O Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 14.555/23, que reconhece as festas juninas como uma manifestação da cultura nacional. Publicada no Diário Oficial da União - DOU da última quarta-feira (26), a norma é proveniente do Projeto de Lei 943/19, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019 e pelo Senado no mês passado. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Lei reconhece festas juninas como manifestação da cultura brasileira. Foto: Câmara dos Deputados.

A proposta foi apresentada pelo ex-deputado Fábio Mitidieri (SE). Na Câmara, o texto foi relatado pelo ex-deputado Sergio Toledo (AL).

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício do verão – o dia mais longo do ano, no mês de junho –, que indicava o início das colheitas.

Ao longo do tempo, foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Postar um comentário

0 Comentários