PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no PI e outros 6 estados

Na ação, estão sendo cumpridos 26 mandados expedidos pela Justiça em sete estados brasileiros

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
10h05

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27), a Operação Tricoat II, com o objetivo de aprofundar investigação contra organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas interestadual. 

Polícia Federal deflagra Operação Tricoat II. Foto: divulgação/PF.

Na ação, foram mobilizados mais de 100 policiais federais para os cumprimentos de dois mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, nos seguintes estados brasileiros: Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas, Pará e Piauí. 

Polícia Federal deflagra Operação Tricoat II. Foto: divulgação/PF.

As investigações contra o grupo criminoso iniciaram-se em janeiro de 2022, em que foi constatado um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para estados do Brasil, principalmente, para a região nordeste, por meio terrestre. Além disso, apurou-se a realização de lavagem de capitais oriunda do tráfico de drogas.

Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, um núcleo – liderado por um empresário acreano – se utilizava de um mercado sediado em Rio Branco, a fim de simular um funcionamento regular do estabelecimento, para justificar os valores e os bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas.

Os investigados movimentaram mais de 37 milhões de reais em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte por meio de transações em espécie.

Diante da situação, foram autorizados pela Justiça o bloqueio de contas, sequestro de imóveis, terrenos, itens de luxo, bem como carros. 

Polícia Federal deflagra Operação Tricoat II. Foto: divulgação/PF.

Polícia Federal deflagra Operação Tricoat II. Foto: divulgação/PF.

Os investigados serão indiciados por integrar associação criminosa para o tráfico de drogas, por lavagem de dinheiro e por tráfico interestadual de drogas, cujas penas somadas podem chegar até 33 anos de prisão.

Postar um comentário

0 Comentários