Pular para o conteúdo principal

OAB acelera trâmites para elaboração de pedido de impeachment de Bolsonaro

A prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz na casa do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, no entanto, fez com que ele subisse um degrau nas prioridades da entidade

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB e presidente Jair Bolsonaro / Imagem: Portal BR7

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu acelerar os trâmites para a elaboração de um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A entidade já tinha aberto um procedimento na comissão de estudos constitucionais, integrada por juristas como Sepúveda Pertence, para estudar o assunto.

O tema estava sendo tratado com cautela. A prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz na casa do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, no entanto, fez com que ele subisse um degrau nas prioridades da entidade.

As revelações de que Queiroz, que comandaria um esquema de rachadinhas no gabinete de Flávio Bolsonaro quando ele era deputado estadual pelo Rio, pagou inclusive contas pessoais do filho do presidente da República com dinheiro vivo é considerada grave.

O Ministério Público do Rio de Janeiro estima ainda que o ex-assessor de Flávio Bolsonaro recebeu R$ 400 mil de Adriano Magalhães da Nóbrega, o capitão Adriano, que era o chefe da milícia Escritório do Crime. Ele foi morto em fevereiro.

O envolvimento, no escândalo, de pessoas acusadas de ter conexão com milícias é vista como “fundo do poço” por diretores da ordem, que agora enxergam fatos concretos para embasar um pedido de afastamento de Bolsonaro.

A OAB agora se prepara para ouvir as 27 seccionais, num sistema de consulta que também foi adotado quando a entidade decidiu apresentar pedido de impeachment contra o então presidente Michel Temer, em 2017.

A decisão final caberá ao plenário do conselho federal, formado por 81 integrantes, três de cada estado e o Distrito Federal, que são eleitos diretamente em cada unidade da federação.

A deliberação deve ocorrer em agosto, quando o conselho deve voltar a se reunir de forma presencial, caso a epidemia do novo coronavírus esteja controlada.

A discussão sobre o impeachment já vinha sendo discutida com intensidade na OAB, que até agora estava dividida.

Um grupo, integrado pelo presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, achava necessário agir ainda com cautela, considerando que o afastamento de um presidente da República eleito diretamente é um remédio amargo para qualquer crise.

Uma outra ala dizia que Bolsonaro já deu motivos suficientes para um processo de crime por responsabilidade, que poderia justificar a sua queda do governo.

Desde a semana passada, as posições parecem caminhar para uma maioria em defesa de um pedido de impeachment contra ele.

Um eventual pedido de impeachment feito pela OAB se revestiria simbolismo: a entidade liderou o processo de afastamento de Fernando Collor de Mello da presidência, na década de 1990. Apoiou o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016, e defendeu a queda de Michel Temer em 2017.

FONTE: Jornal de Brasília
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Casa Freitas anuncia loja em Parnaíba e já está recebendo currículo

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidadeA Casa Freitas, uma loja de departamentos que oferece a mais completa variedade de produtos para os seus clientes anuncia sua instalação em Parnaíba. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrande vários municípios do Maranhão e Ceará. Fundada em 1959, a empresa abrirá uma filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda. A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento. A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade, como Assaí Atacadista, Mix Atacarejo, Drogaria Drog…

Homem é assassinado a tiros em rua de Parnaíba

O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo da vítima Um homem identificado apenas como "Maranhão" foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16/10) em Parnaíba, no litoral piauiense.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30 após populares escutarem disparos de arma de fogo e encontrarem o corpo da vítima em via pública, na Rua Projetada 72, no bairro Frei Higino. O indivíduo foi atingido por três tiros, sendo um na cabeça, um no braço esquerdo e outro abaixo do braço esquerdo. Próximo ao corpo foi encontrado um galo, uma sacola com mangas e uma faca. "Há a suspeita de que ele teria furtado essas coisas, mas isso tem que ser confirmado pela Polícia Civil", informou um perito do Instituto de Medicinal Legal (IML) ao G1 Piauí.
A Polícia Militar fez o isolamento do local. O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo, do local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Da R…

Câmera registra ação de bandido durante roubo em estabelecimento comercial de Parnaíba

Segundo informações, o ladrão não conseguiu levar dinheiro mas, surrupiou alguns objetos Por volta das 19h30 da última terça-feira (13/10), uma Floricultura localizada na Rua Florindo de Castro, no Centro de Parnaíba, foi alvo de um bandido. Câmera de segurança registrou o roubo. Segundo informações, o bandido conseguiu adentrar no estabelecimento através de outro que fica ao lado, quebrando basculante, porta e fechadura, conseguido chegar ao ambiente onde praticou o roubo. Foram surrupiados alguns objetos e um aparelho de TV, só não levou dinheiro pelo fato de que a loja já havia encerrado o expediente. Agora a polícia segue em diligências para identificar o larápio, e quem souber de algo suspeito poderá auxiliar na prisão do indivíduo, ligando para o 190. A proprietária do estabelecimento comercial lamenta o ocorrido, diante dos prejuízos, e espera que o ladrão seja identificado. Da Redação. Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Câmera de segurança flagra furto de bicicleta na região do Mercado da Caramuru, em Parnaíba

Sem prender com cadeado, um homem havia deixado sua bicicleta estacionada,  e entrado em um estabelecimento próximo Um furto de bicicleta foi registrado na manhã de ontem (13/10), por volta das 6h, na Rua Melvin Jones, bairro Pindorama, em frente ao Mercantil Veras, próximo ao Mercado da Caramuru, em Parnaíba. Câmera de segurança flagra furto de bicicleta, em Parnaíba. - Vídeo: Reprodução WhatsApp Um homem havia deixado sua bicicleta estacionada mas, sem prendê-la com cadeado, e entrado em um mercantil próximo, saindo do local, alguns minutos depois, percebeu-se que a bicicleta não estava mais onde a deixou. Entretanto, a vítima notou a presença de um indivíduo nas imediações e imaginou ser um cliente do estabelecimento comercial, esperando abrirem a loja, pois era horário de início do expediente. Através do sistema de monitoramento do mercantil próximo da ocorrência, é possível ver a ação de um homem, encostado em um poste, vestindo camiseta de cor escura, bermuda e boné, furtando a bici…

Governador do Piauí determina ações para diminuir disseminação da Covid-19

Será montado um relatório para implantar ações específicas por região e reforçada atenção junto a partidos políticos O governador Wellington Dias reuniu, nesta sexta-feira (16), em ambiente virtual, o Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, para discutir novas medidas de controle ao coronavírus. O chefe do executivo estadual determinou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que volte a atenção para São Raimundo Nonato, onde a ocupação de vagas na UTI chegou a 100% nesta sexta-feira. Em Teresina, os números indicam estabilidade nos casos e mortes pela Covid-19. Dias solicitou ao COE um relatório detalhado indicando quais municípios registram maiores índices de infecção pelo coronavírus. A ideia é planejar medidas específicas e isoladas para as áreas mais críticas.
Veja também: Sesapi e COE investigarão causas do crescimento no número de óbitos por Covid-19 no Piauí

Como ações imediatas, o Comitê Ampliado definiu que os partidos políticos devem ser convocados para reunião com repres…