Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA / Bolsonaro recria Ministério das Comunicações e coloca genro de Silvio Santos no comando

O Deputado Fábio Faria, que será titular da pasta, é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou ontem em sua página no Facebook que vai recriar o Ministério das Comunicações e nomear como titular da pasta o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN). O parlamentar é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, dono do SBT. O decreto já foi publicado no "Diário Oficial da União". 

Deputado Fábio Faria (PSD-RN) / Imagem: Google

Segundo Bolsonaro, será publicada uma MP (Medida Provisória) para desmembrar o atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que atualmente é chefiado por Marcos Pontes.

Publicação no Twitter de Marcos Pontes


"Sem nenhum aumento de despesa, utilizando apenas de cargos de estruturas já existentes, o Presidente da República recriou o Ministério das Comunicações. A Secretaria Especial de Comunicação Social, hoje na Secretaria de Governo da Presidência da República, foi extinta e suas competências incorporadas ao novo Ministério", diz nota do governo federal.

Quem é Fábio Faria? 

Fábio Faria é deputado federal desde 2007 e está no PSD desde 2011. O partido é considerado como parte do chamado "Centrão" no Congresso Nacional, embora um dos líderes da legenda, o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab tenha negado esse rótulo em entrevista ao UOL. 

O Ministério das Comunicações existiu até 2016, quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada pelo Senado após a Câmara aprovar a abertura do pedido de impeachment que mais tarde terminaria com a cassação definitiva de seu mandato. Os governos petistas eram criticados pela quantidade de ministérios. Em 2015, eram 39.

O então presidente interino Michel Temer foi o responsável pela extinção da Pasta, que foi criada ainda na ditadura militar pelo presidente Humberto de Alencar Castello Branco, em 1967. Nos últimos quatro anos as funções sempre estiveram com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Após vencer as eleições de 2018, Bolsonaro adotou o discurso do corte de ministérios. Assumiu o governo com 22 pastas, embora tivesse falado em 15 durante a campanha e que "não chegaria a 20" já como presidente eleito.

A avaliação de fontes no PSD é de que Faria é muito próximo ao presidente Bolsonaro. Nas últimas semanas passou a monitorar, para o presidente, redes sociais para ver quem era fiel ou não ao bolsonarismo. Faria ocupa a 3ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, um novo nome deve ser indicado pelo PSD. Dentro da bancada há um entendimento de que a nomeação é por apelo pessoal de Bolsonaro e proximidade de Silvio Santos.

No entanto, o PSD faz parte do grupo chamado centrão e recentemente nomeou um cargo para Funasa. 

Sobre o cargo de Faria, há um entendimento no partido de que deve se fazer uma nova eleição para a 3ª Secretaria na Mesa Diretora. O partido deve escolher, por acordo, um candidato para mandato tampão para a 3ª Secretaria da Câmara. 

O cargo é responsável por autorizar o reembolso das despesas com passagens aéreas, no interesse do mandato parlamentar.

Faria, desde o ano passado trabalhou para aproximar o sogro Silvio Santos de Bolsonaro, onde o presidente criou uma ponta junto à mídia tradicional. Ele ajudou na participação do presidente em programas do SBT, por exemplo. 

Há o entendimento de que o novo ministro, por ser próximo a Bolsonaro passa imagem de uma indicação pessoal de Bolsonaro, mas ao mesmo tempo contempla o PSD, ligado à área. O número 2 da pasta de Marcos Pontes, é o ex-deputado federal Júlio Semeghini, que presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara e é próximo de Kassab.

A divisão do ministério passou o sinal, na visão de alguns parlamentares, de que o governo iniciou um movimento embrionário para recriar outros ministérios como o das Cidades e Desenvolvimento Econômico. Além de fragilizar Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), cujo cargo virou alvo de cobiça do centrão.

Postagem no Twitter de jair Messias Bolsonaro

Do UOL, Allan Simon e Guilherme Mazieiro
EDIÇÃO: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Casa Freitas anuncia loja em Parnaíba e já está recebendo currículo

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidadeA Casa Freitas, uma loja de departamentos que oferece a mais completa variedade de produtos para os seus clientes anuncia sua instalação em Parnaíba. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrande vários municípios do Maranhão e Ceará. Fundada em 1959, a empresa abrirá uma filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda. A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento. A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade, como Assaí Atacadista, Mix Atacarejo, Drogaria Drog…

Homem é assassinado a tiros em rua de Parnaíba

O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo da vítima Um homem identificado apenas como "Maranhão" foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16/10) em Parnaíba, no litoral piauiense.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30 após populares escutarem disparos de arma de fogo e encontrarem o corpo da vítima em via pública, na Rua Projetada 72, no bairro Frei Higino. O indivíduo foi atingido por três tiros, sendo um na cabeça, um no braço esquerdo e outro abaixo do braço esquerdo. Próximo ao corpo foi encontrado um galo, uma sacola com mangas e uma faca. "Há a suspeita de que ele teria furtado essas coisas, mas isso tem que ser confirmado pela Polícia Civil", informou um perito do Instituto de Medicinal Legal (IML) ao G1 Piauí.
A Polícia Militar fez o isolamento do local. O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo, do local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Da R…

Câmera registra ação de bandido durante roubo em estabelecimento comercial de Parnaíba

Segundo informações, o ladrão não conseguiu levar dinheiro mas, surrupiou alguns objetos Por volta das 19h30 da última terça-feira (13/10), uma Floricultura localizada na Rua Florindo de Castro, no Centro de Parnaíba, foi alvo de um bandido. Câmera de segurança registrou o roubo. Segundo informações, o bandido conseguiu adentrar no estabelecimento através de outro que fica ao lado, quebrando basculante, porta e fechadura, conseguido chegar ao ambiente onde praticou o roubo. Foram surrupiados alguns objetos e um aparelho de TV, só não levou dinheiro pelo fato de que a loja já havia encerrado o expediente. Agora a polícia segue em diligências para identificar o larápio, e quem souber de algo suspeito poderá auxiliar na prisão do indivíduo, ligando para o 190. A proprietária do estabelecimento comercial lamenta o ocorrido, diante dos prejuízos, e espera que o ladrão seja identificado. Da Redação. Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Câmera de segurança flagra furto de bicicleta na região do Mercado da Caramuru, em Parnaíba

Sem prender com cadeado, um homem havia deixado sua bicicleta estacionada,  e entrado em um estabelecimento próximo Um furto de bicicleta foi registrado na manhã de ontem (13/10), por volta das 6h, na Rua Melvin Jones, bairro Pindorama, em frente ao Mercantil Veras, próximo ao Mercado da Caramuru, em Parnaíba. Câmera de segurança flagra furto de bicicleta, em Parnaíba. - Vídeo: Reprodução WhatsApp Um homem havia deixado sua bicicleta estacionada mas, sem prendê-la com cadeado, e entrado em um mercantil próximo, saindo do local, alguns minutos depois, percebeu-se que a bicicleta não estava mais onde a deixou. Entretanto, a vítima notou a presença de um indivíduo nas imediações e imaginou ser um cliente do estabelecimento comercial, esperando abrirem a loja, pois era horário de início do expediente. Através do sistema de monitoramento do mercantil próximo da ocorrência, é possível ver a ação de um homem, encostado em um poste, vestindo camiseta de cor escura, bermuda e boné, furtando a bici…

Governador do Piauí determina ações para diminuir disseminação da Covid-19

Será montado um relatório para implantar ações específicas por região e reforçada atenção junto a partidos políticos O governador Wellington Dias reuniu, nesta sexta-feira (16), em ambiente virtual, o Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, para discutir novas medidas de controle ao coronavírus. O chefe do executivo estadual determinou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que volte a atenção para São Raimundo Nonato, onde a ocupação de vagas na UTI chegou a 100% nesta sexta-feira. Em Teresina, os números indicam estabilidade nos casos e mortes pela Covid-19. Dias solicitou ao COE um relatório detalhado indicando quais municípios registram maiores índices de infecção pelo coronavírus. A ideia é planejar medidas específicas e isoladas para as áreas mais críticas.
Veja também: Sesapi e COE investigarão causas do crescimento no número de óbitos por Covid-19 no Piauí

Como ações imediatas, o Comitê Ampliado definiu que os partidos políticos devem ser convocados para reunião com repres…