Pular para o conteúdo principal

Decreto regulamenta primeira fase da retomada da economia em Teresina

Nessa primeira fase, estarão autorizados a funcionar os setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas

Firmino Filho, prefeito de Teresina - Foto: Parlamento Piauí
O prefeito Firmino Filho assinou decreto nesta sexta, 03, com normas de funcionamento, controle, higiene, convívio e de comportamento para o retorno das atividades econômicas e sociais em Teresina. Nessa primeira fase, estarão autorizados a funcionar os setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. Continua suspenso o funcionamento de escolas, bares, restaurantes, shoppings e de todos aqueles setores que geram aglomerações ou não citados no decreto.

De acordo com o documento, o funcionamento dos setores do varejo autorizados a funcionar deve ser feito através do sistema de delivery ou drive-thru. Não será permitida a entrada de clientes nos estabelecimentos. O comércio de peças e acessórios para veículos e motocicletas poderá abrir a partir do dia 13, das 9h às 15h. Já o comércio varejista e atacadista de materiais de construção estará autorizado a fazer a entrega de produtos aos compradores no período das 8h30 às 14h30. No caso das atividades da construção civil, as obras poderão ser retomadas de terça à quinta-feira.

“A decisão pela reabertura foi baseada em estudos técnicos e foi aprovada pelo Comitê de Operações Emergenciais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Agora, esperamos contar com a colaboração da população. Aqueles que puderem, permaneçam em casa, mas quem precisar sair, deve usar máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos com frequência. Vamos monitorar os dados da pandemia de forma permanente e, dependendo da situação, podermos suspender a flexibilização ou acelerar o processo”, afirmou o prefeito Firmino Filho, ressaltando que a redução do número de infectados e de óbitos é essencial para as próximas etapas.

Nessa primeira fase, que terá 14 dias, os estabelecimentos comerciais e empresariais funcionarão quatro dias por semana, de segunda a quinta-feira, em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. Todos ficam obrigados a fixar cartazes com orientações sobre a Covid-19 e as medidas de proteção dentro do estabelecimento para clientes, funcionários e prestadores de serviço.

Durante a primeira fase, o funcionamento das atividades econômicas nos dias de sexta, sábado e domingo será regulamentado em decreto próprio a ser publicado pelo município. A proposta inicial da Prefeitura é manter restrições nos finais de semana como forma de elevar os índices de isolamento social e evitar o aumento dos casos da Covid-19.

O decreto sobre a retomada das atividades econômicas determina que as empresas deverão manter o Plano de Contenção, Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19 ou Plano de segurança Sanitária e Contenção da Covid-19, como determina o Decreto Estadual Nº 19.040 de 19 de junho de 2020. A cópia desses documentos devem ficar em local de fácil acesso para usuários, trabalhadores, público em geral e também para eventuais fiscalizações dos órgãos competentes.

Outro critério para que os setores autorizados a funcionar possam abrir suas portas é o cumprimento do decreto que trata da testagem de empregados. Os testes diagnósticos para a Covid-19 devem ser feitos nos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público. Também deverão respeitar os protocolos de prevenção e segurança ao combate à Covid-19 estabelecidos pela União, pelo Estado do Piauí, pelo Município de Teresina/PI, além dos protocolos adotados para cada setor de atividade comercial e econômica.

O decreto detalha, entre outras coisas, todos os níveis de restrição relacionados ao limite operacional da empresa, o tempo de funcionamento e a ocupação dos seus espaços por colaboradores e usuários. O documento contém ainda as medidas sanitárias que devem ser adotadas de forma permanente.

Fonte: Prefeitura de Teresina
Edição: Eduardo Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Casa Freitas anuncia loja em Parnaíba e já está recebendo currículo

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidadeA Casa Freitas, uma loja de departamentos que oferece a mais completa variedade de produtos para os seus clientes anuncia sua instalação em Parnaíba. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrande vários municípios do Maranhão e Ceará. Fundada em 1959, a empresa abrirá uma filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda. A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento. A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade, como Assaí Atacadista, Mix Atacarejo, Drogaria Drog…

Homem é assassinado a tiros em rua de Parnaíba

O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo da vítima Um homem identificado apenas como "Maranhão" foi assassinado com vários disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16/10) em Parnaíba, no litoral piauiense.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por volta das 7h30 após populares escutarem disparos de arma de fogo e encontrarem o corpo da vítima em via pública, na Rua Projetada 72, no bairro Frei Higino. O indivíduo foi atingido por três tiros, sendo um na cabeça, um no braço esquerdo e outro abaixo do braço esquerdo. Próximo ao corpo foi encontrado um galo, uma sacola com mangas e uma faca. "Há a suspeita de que ele teria furtado essas coisas, mas isso tem que ser confirmado pela Polícia Civil", informou um perito do Instituto de Medicinal Legal (IML) ao G1 Piauí.
A Polícia Militar fez o isolamento do local. O Instituto de Medicina Legal foi acionado para remover o corpo, do local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Da R…

Smart Fit chega à Parnaíba; prefeito participa de pré-inauguração

A Smart Fit é a maior rede de academias da América Latina Na manhã deste sábado (17/10), o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza "Mão Santa", participou da cerimônia de pré-inauguração da mais nova e moderna academia de ginástica em Parnaíba. A empresa Smart Fit juntamente com os empresários Paulo Lages e Léo Lages acreditaram na potencialidade da cidade e viram a oportunidade de crescimento de uma empresa já consolidada mundialmente.
Veja matéria relacionada: NOVIDADE / Em breve, Parnaíba ganhará uma unidade da Smart Fit

A Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, segue expandindo sua atuação pelo Brasil e instala sua primeira unidade no Norte do Piauí, em Parnaíba. A nova academia, está localizada na Avenida São Sebastião, no bairro Reis Veloso, região nobre da cidade, próxima de Universidade, Shopping, Atacarejo, Pousadas e pontos de alimentação.
Com 11 anos de atividades, a rede de academias Smart Fit conta com mais de 800 unidades distribuídas …

Governador do Piauí determina ações para diminuir disseminação da Covid-19

Será montado um relatório para implantar ações específicas por região e reforçada atenção junto a partidos políticos O governador Wellington Dias reuniu, nesta sexta-feira (16), em ambiente virtual, o Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, para discutir novas medidas de controle ao coronavírus. O chefe do executivo estadual determinou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que volte a atenção para São Raimundo Nonato, onde a ocupação de vagas na UTI chegou a 100% nesta sexta-feira. Em Teresina, os números indicam estabilidade nos casos e mortes pela Covid-19. Dias solicitou ao COE um relatório detalhado indicando quais municípios registram maiores índices de infecção pelo coronavírus. A ideia é planejar medidas específicas e isoladas para as áreas mais críticas.
Veja também: Sesapi e COE investigarão causas do crescimento no número de óbitos por Covid-19 no Piauí

Como ações imediatas, o Comitê Ampliado definiu que os partidos políticos devem ser convocados para reunião com repres…

Caminhão com carga de tijolos tomba em rodovia no litoral do Piauí

O motorista pode ter perdido o controle do caminhão por causa de bancos de areia que invadem a via Na madrugada deste sábado (17/10), um caminhão carregado de tijolos tombou na PI 113, em Luís Correia, no litoral piauiense. 
De acordo com informações, o acidente ocorreu por volta das 3h da madrugada deste sábado na estrada que liga a cidade de Luis Correia a praia de Macapá. O veículo tombou após o condutor do caminhão, que ainda não foi identificado, perder o controle do veículo, em decorrência  das dunas que avançam sobre a pista.  O carregamento de tijolos e o veículo ficaram praticamente destruídos e a pista ficou interditada nos dois sentidos. Uma viatura da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur) esteve no local orientando o trânsito e aguardando a liberação da rodovia. Da Redação. Edição: Eduardo Machado/In Foco.