Pular para o conteúdo principal

Polícia Federal prende jornalista suspeito de atrapalhar investigação de desvio de recursos do Fundeb

Jornalista Tony Trindade foi preso nesta terça-feira (18) e os policiais procuram colher provas e verificar se a investigação da Operação Delivery foi prejudicada

Tony Trindade. - Foto: Google.

O jornalista Tony Trindade foi preso na manhã desta terça-feira (18) durante a Operação Acesso Negado, realizada para combater tentativas de atrapalhar as investigações de uma outra investigação, a Operação Delivery. Esta apurava desvios de recursos públicos da educação da cidade de União. Nesta terça, os policiais ainda farão buscas em cinco endereços em Teresina e Monsenhor Gil.

A Polícia Federal informou que identificou atitudes para obtenção de informações sigilosas, além de investigados tentando combinar depoimentos, e tentativa de intimidação da investigação policial. A PF não especificou como aconteceram as tentativas.

Há ainda cinco mandados de buscas para endereços em Teresina e Monsenhor Gil. Os policiais procuram colher provas que identifiquem as pessoas responsáveis por entregar informações sigilosas sobre investigações, e verificar se a investigação da operação Delivery foi de fato prejudicada. O jornalista teria tentado obter informações sigilosas da investigação.

Os investigados podem responder pelo crime de embaraço a investigação policial de crime praticado por organização criminosa. A pena pode chegar a 8 anos de prisão.

Operação Delivery

PF fez buscas na Prefeitura da cidade de União, no Piauí. — Foto: Divulgação/PF-PI

A Operação Delivery foi deflagrada em maio de 2020, com o objetivo de apurar a suspeita de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município. Cinco pessoas foram presas, entre empresários, agentes públicos municipais, um vereador da cidade e incluindo o secretário de educação da cidade de União, Marcone Martins, que foi exonerado pela Prefeitura de União.

De acordo com o inquérito policial, a Secretaria de Educação de União teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias de Fortaleza, que seriam responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

Ainda segundo a nota, análises da CGU apontaram que os contratos superfaturados utilizados para a obtenção do dinheiro apreendido geraram ao Fundeb prejuízo mínimo de R$ 500 mil.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO JORNALISTA DIVULGA NOTA.

A assessoria de imprensa do jornalista Tony Trindade considera oportuno esclarecer fatos a respeito da Operação "Acesso Negado", deflagrada nesta terça-feira (18) pela Polícia Federal, em Teresina, Monsenhor Gil e União e que resultou na prisão preventiva do jornalista.

Conforme nota divulgada pela própria PF, a operação investiga "atos ilegais de intervenção/embaraçamento" à investigação de desvios de recursos públicos destinados à educação na cidade de União, cabe ressaltar que na qualidade de apresentador de programa de televisão e colunista de jornal, Tony Trindade ao veicular fatos da operação, apenas fez o seu dever de jornalista e formador de opinião.

O mandado de prisão preventiva a título de frear a divulgação de informação soa descabido e desproporcional, uma vez que o jornalista sequer foi ouvido pela autoridade policial antes da condução.

É temoroso ao exercício profissional, que jornalistas sejam presos por relações com suas fontes, relações essas que são asseguras pela própria Constituição Federal.

Tony Trindade coloca-se à disposição das autoridades, certo de que atos ilegais não prosperarão com o aval da justiça.

Assessoria de imprensa.

Reportagem: Andrê Nascimento/G1 PI.
Edição: In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

PM prende jovem e apreende drogas em residencial de Parnaíba

A polícia havia recebido informações de que o acusado estaria em posse de uma arma de fogo, o que levou os policiais a irem até a residência do suspeito Uma equipe da Polícia Militar comandada pelo Sgt. Farlon Machado, prendeu nesta manhã de quarta-feira (28/10), no Residencial Porto das Barcas, um jovem identificado como Antônio Marcos do Nascimento Gomes, vulgo 'Marcão' de 18 anos de idade. 
A polícia havia recebido informações de que o acusado estaria em posse de uma arma de fogo, o que levou os policiais a irem até a residência de Marcos. O jovem revelou aos PMs que a arma não se encontrava no local, pois havia entregado ao verdadeiro proprietário.
Após serem realizadas buscas, foram encontradas cerca de 40 porções de maconha, 20 porções de substância análoga à cocaína e 10 porções de substância análoga ao crack. Marcos revelou aos policias que vendia o material ilícito para se manter. Antônio Marcos foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde responderá…

Jornalista Kairo Amaral será homenageado com nome de rua na cidade de Parnaíba

A propositura é de autoria do vereador Carlson Pessoa (DEM)O competente e saudoso jornalista Kairo Amaral Rezende terá seu nome eternizado. Uma rua na cidade de Parnaíba será rebatizada com seu nome, a homenagem ao jovem comunicador que faleceu no dia 17 de setembro, vítima de câncer, foi solicitada pelo vereador Carlson Pessoa, por meio do Projeto de Lei Nº 4.651/2020. Veja também:Familiares, amigos e fãs se despedem do jornalista piauiense Kairo Amaral

Além de Kairo Amaral, outros entes queridos darão novas denominações a logradouros públicos, são eles: ex-vereador Francisco de Paula Evangelista de Carvalho; ex-vereador Custódio Freire; ex-vereador Higino Gomes de Aguiar; Antônia de Carvalho Costa, e o professor Paulo Meirelles Melo. Familiares e representantes dos ilustres parnaibanos a serem homenageados reuniram-se na manhã da última quinta-feira (22) no gabinete do prefeito "Mão Santa" (DEM), que sancionou seis Projetos de Lei (PLs), denominando com nomes de rua, ilustre…

Casa Freitas anuncia loja em Parnaíba e já está recebendo currículo

A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidadeA Casa Freitas, uma loja de departamentos que oferece a mais completa variedade de produtos para os seus clientes anuncia sua instalação em Parnaíba. O município mesmo em meio a uma pandemia, segue mostrando sua força no norte do Piauí e numa região que abrande vários municípios do Maranhão e Ceará. Fundada em 1959, a empresa abrirá uma filial na cidade, contribuindo para mais geração de emprego e renda. A empresa que conta com cerca de 20 lojas distribuídas em três estados nordestinos e um nortista oferece mais de 50 mil itens em utilidades para o lar, decoração e brinquedos. A proximidade aos consumidores, lojas amplas e climatizadas e a facilidade de pagamento são fatores que impactam na permanência da Casa Freitas como representante do segmento. A Casa Freitas se juntará a outros grandes empreendimentos que chegaram recentemente na cidade, como Assaí Atacadista, Mix Atacarejo, Drogaria Drog…

Unidade móvel Sesc Mulher realiza atendimentos em Parnaíba a partir desta segunda (26)

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúdeA partir desta segunda-feira, 26 de outubro, às 15h, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher estará em Parnaíba, na Unidade Básica de Saúde Alto Santa Maria. O agendamento para os atendimentos deve ser feito na UBS mais próxima da residência do paciente, portando cópias da carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. Os exames oferecidos nas unidades são: mamografria e citopatológico (exame preventivo). O citopatológico é indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia deve ser feita entre os 50 a 69 anos de idade.A presença da carreta Sesc Saú…

Parnaíba é a cidade mais feliz do Piauí, indica Revista Bula

Para chegar ao formato divulgado, a Bula fez uma média entre os pontos que cada cidade obteve em estudos, que avaliam setores específicos de interesse público A Revista Bula reuniu em uma lista as 26 cidades mais felizes do Brasil em 2020, sendo uma de cada estado da federação. Para selecionar as cidades, a Bula fez uma média entre os pontos que cada uma obteve em quatro estudos, que avaliam fatores como educação, saúde, emprego, saneamento básico, renda, longevidade e segurança pública.
Sendo a segunda maior cidade do Piauí, perdendo apenas da capital Teresina, Parnaíba possui uma população estimada em 154 mil habitantes (IBGE 2020). É um dos quatro municípios litorâneos do estado, é a entrada para o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas. Além do turismo, estimulado pelas belas paisagens, a principal atividade econômica da cidade é a exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, castanha de caju e outros produtos locais.
Para selecionar a cidade, como sendo a mais …