Uespi de Parnaíba realizará evento internacional sobre gênero, políticas e epistemologias

O evento tem a proposta de ser um agente na busca do pensar de maneira teórica e empírica do gênero
Campus da UESPI, em Parnaíba. - Foto: Google.
O Campus da Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba realizará o I Congresso Internacional de Gênero, Políticas e Epistemologias: abordagens contemporâneas. O evento online acontece de 7 a 10 de dezembro de 2020, com participações internacionais.

O evento tem a proposta de ser um agente na busca do pensar de maneira teórica e empírica do gênero, em suas múltiplas manifestações e impactos, tanto na universidade quanto na sociedade. Nesse sentido, abordará temáticas como saúde, família, educação, corporalidade, violência, historiografia, epistemologia, literatura e direitos fundamentais em perspectivas históricas, filosóficas, sociológicas e literárias.
Uespi de Parnaíba realiza evento Internacional sobre Gênero, Políticas e Epistemologias. - Imagem: Governo do Piauí.
O encontro é interdisciplinar e reúne pesquisadores latino-americanos (brasileiros, mexicanos e argentinos). A oportunidade permite discussões das mais variadas áreas de estudos, repercutindo numa abordagem científica de alto nível. O professor Fernando Botton, um dos organizadores do evento, aponta que o Congresso possui impacto muito grande na área de estudos, não apenas por seu caráter integrador das pesquisas latino-americanas, mas também pelo aprofundamento de suas perspectivas de análise em rede, permitindo a constituição de um grupo internacional integrado de pesquisadores.

“O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e vai tratar sobre muitos assuntos contemporâneos com pesquisadores nacionais e internacionais, que vão gerar e abranger uma discussão mundial e atual. É um encontro que se faz necessário para fomentar as discussões públicas sobre gênero, política, teologia, dentre outros pontos. Além de também colocar nossa universidade em discussões internacionais”, pontua.

Programação

A programação do Congresso Internacional conta com simpósios temáticos, minicursos e palestras.

O congresso foi pensado e organizado por esforços conjuntos do Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Gênero – GRUPEHCGE – Uespi (CNPq), Mestrado Profissional de História (ProfHistória UFRJ/Uespi), Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Ética e Política – Uespi/Parnaíba, Colegiado de História dos Campus Parnaíba e Torquato Neto, Colegiado de Filosofia, Colegiado de Letras Inglês e Colegiado de Ciências Sociais do Campus Parnaíba.

Confira o cronograma de atividades.

Inscrições

As inscrições para ouvinte e submissão de trabalhos estão abertas. O prazo para submissão de trabalhos será até o dia 09 de novembro e ouvintes é até o dia 08 de dezembro.


Os pesquisadores poderão compartilhar suas publicações e investigações de maneira contínua, uma vez que o evento pressupõe futuras edições, fortalecendo o debate e ampliando as perspectivas analíticas.

Realize sua inscrição.
Com informações: Priscila Fernandes/Governo do Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Postar um comentário

0 Comentários