UFDPar se manifesta após universitário ser detido por ato de pichação em banco do campus

Alunos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar protestaram contra a abordagem e alegaram que a atitude dos seguranças foi desproporcional

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
19h40. - Última atualização: às 19h59.
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Foto: Arquivo/infocopiaui.com.
Um estudante foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (25), por desenhar em um banco da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Alunos do campus protestaram contra a abordagem e alegaram que a atitude dos seguranças foi desproporcional.
Universitário é detido após picha bando da UFDPar.
Foto: Reprodução/Rede social.
Notícia relacionada:

A assessoria da UFDPar, alegou em nota (veja nota abaixo) que a divisão de Segurança cumpriu protocolo de apuração com vídeo monitoramento, após testemunha presencial do ato, o que teria levado à identificação de um aluno como autor dos desenhos. Além disso, apontou o estudante como possível praticante de outras pichações realizadas em outros espaços que passaram por reforma e manutenção

O aluno assistia aula quando três policiais militares, juntamente com o chefe do setor de segurança e dois guardas terceirizados da Universidade bateram à porta da sala de aula para levá-lo à polícia. Ele só não foi retirado à força da sala por causa da intervenção do professor que ministrava aula.

Nota da UFDPar

Na manhã desta quinta-feira (25/08) após avistamento de um novo ato de pichação em um equipamento público pela equipe de agentes de segurança da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) sem autorização prévia pelo setor responsável, prática que constitui infração penal, por crime ambiental, previsto no Art. 65 da lei federal nº 9605/98, a divisão de Segurança cumprindo o protocolo de apuração por meio de captura de imagem por vídeo monitoramento, após testemunha presencial do ato levando a identificação imediata de um aluno como autor da infração, e também como possível praticante de outras pichações realizadas recentemente em outros espaços que passaram por reforma e manutenção.

Diante do flagrante delito, a polícia militar foi acionada e acompanhou o aluno à sede da delegacia da Polícia Federal de Parnaíba, por se tratar de um bem público de autarquia federal. Na ocasião foram colhidos depoimentos das testemunhas e dos agentes públicos, além da confissão expressa pelo autor do fato com a entrega dos elementos probatórios ao delegado de polícia, sendo liberado após a assinatura de um termo circunstanciado de ocorrência.

A instituição reafirma ainda que qualquer ato que lese o patrimônio público será avaliado e que apoia as práticas de expressões artísticas e culturais, assim como dispõe de espaços no campus para essas práticas mediante autorização prévia do setor responsável, e que repudia qualquer prática abusiva e racista de seus servidores.

Parnaíba, 25 de agosto de 2022.

Postar um comentário

0 Comentários