Os criminosos se utilizam do aplicativo de mensagens WhatsApp para tentar aplicar o golpe
PARNAÍBA-PIAUÍ
15h46.
Estelionatários estão se passando por autoridades para aplicar golpes no comércio de Parnaíba. Nesses últimos dias tentaram se passar pelo delegado João Rodrigo Luna.
![]() |
Estelionatários se passam por delegado para aplicar golpes. Foto: Reprodução. |
O golpe é da seguinte forma: o golpista utiliza uma foto de uma autoridade conhecida na cidade, encaminha uma mensagem via WhatsApp para um estabelecimento que trabalha com refeições, faz o pedido e pede para ser entregue no local de trabalho.
![]() |
Estelionatários se passam por delegado para aplicar golpes. Foto: Reprodução. |
O criminoso diz que vai pagar com dinheiro e pede troco para um valor específico. Minutos após, entra em contato novamente e pede para que mande o troco por pix. E aí está a vantagem indevida.
O empresário fica no prejuízo duas vezes, já que a refeição não foi pedida e não vai ser paga e ainda perde o troco enviado via pix.
"Oriento aos amigos e amigas empresários e comerciantes, que já trabalham tanto a ter bastante atenção, pois uma autoridade ao fazer um pedido não precisa e nem deve ficar ostentando seu título ou qualificação, como "delegado", "professor" etc. Eles fazem isso para ganhar credibilidade", ressalta o delegado João Rodrigo Luna.
A Polícia Civil orienta que, para se certificar ainda mais, as vítimas podem solicitar a localização em tempo real, ou comum mesmo, mas não apenas o endereço. Podem fazer uma chamada de voz.
Nesse caso recente, o ladrão se passava por um delegado, mas não sabia sequer escrever e ainda se apresentou com o nome errado, João "Rodrigues". Deve-se ter atenção a todos os detalhes.
O delegado orienta ainda que não deixe de registrar o Boletim de Ocorrência e procurar a Delegacia de Polícia para que as providências sejam tomadas.
.jpg)
.jpg)