Professor João Paulo Sales Macedo é nomeado novo reitor da UFDPar

Decreto de nomeação foi publicado nessa quinta-feira (26)
 
EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
18h01.

O professor João Paulo Sales Macedo foi escolhido pelo ministro da educação, Camilo Santana, como o novo reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Ele assume o cargo deixado por Alexandro Marinho de Oliveira. A informação foi divulgada nessa quinta-feira (26). 

Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Foto: Reprodução.

O decreto de nomeação de João Paulo Sales Macedo foi publicado nessa quinta-feira (26). O mandato é de quatro anos.

Em nota, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí - Adufpi disse que esse é um momento de grande exaltação uma vez que a homologação desta portaria significa a retirada de reitores Pró-Tempore nomeados pelo ex-presidente (veja nota abaixo).

Clique aqui e veja a portaria.   

Saiba quem é o novo reitor 

João Paulo Sales Macedo é professor associado da UFDPar. Graduado em psicologia pela Faculdade Santo Agostinho (2004), mestre (2007) e doutor (2011) em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

João Paulo Sales Macedo (novo reitor da UFDPar). Foto: Reprodução.

É Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2) desde 2018 e atua na área de políticas públicas no âmbito da saúde, assistência social e do ensino superior, com o debate sobre ações afirmativas na pós-graduação.

Integra a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, como secretário, no Biênio 2023-2024. Foi coordenador do curso de psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFDPAr.

Fez parte ainda da Coordenação Regional da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí - Adufpi e da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política, no cargo de vice-presidente da Regional Nordeste, nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.

Adufpi denuncia reitor da UFDPar e quer afastamento do cargo 

No início do mês de janeiro de 2023, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí - Adufpi voltou a exigir o afastamento do Reitor Pró-Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, Alexandro Marinho de Oliveira. 

Alex Marinho, ex-reitor da UFDPar. Foto: Reprodução.

Segundo o coordenador-geral da Adufpi – Regional Parnaíba, professor de economia Osmar Gomes, pesa contra o gestor uma série de denúncias que estão afetando a reputação da instituição.

“Nós, da Adufpi, preocupados com a imagem da universidade, constatamos junto a Polícia Civil de Parnaíba, que trata dos crimes contra o patrimônio (Depatri), uma série de denúncias de estelionato, apropriação indébita, supostamente praticados pelo Sr. Alex e seu sócio na Empresa Núcleo. Para nossa surpresa, achamos na Polícia Civil de Parnaíba, vários processos de pessoas acusando o reitor de estelionato, apropriação indébita, falsidade ideológica. Há vários relatos no autos do inquérito de pessoas que dizem ter realizado tratativas sobre contratos de construção dentro da sala da própria reitoria. Ainda segundo relatos de clientes lesados, Ele (Alex) se valia da condição de reitor da UFDPar, para passar a falsa impressão de segurança na finalização das obras e conseguir a captação desses clientes”, afirmou. 

Segundo Osmar Gomes, Alexandro Marinho seria proprietário de uma empresa da construção civil, com clara atuação na condição de Sócio Administrador, inclusive recebendo valores decorrentes desses contratos diretamente em sua conta e assinando termos de confissão de dívida, o que seria ilegal, pesando ainda contra o reitor inúmeras ilegalidades cometidas no âmbito administrativo, o que, em tese, configuraria atos de improbidade administrativa.

O coordenador da Adufpi destacou, ainda, que o reitor teria dado desfalques em contratos de clientes lesados em Parnaíba e Teresina e sob ele pesam, pelo menos, 20 representações que tramitam na esfera Cível e Criminal.

O caso mais recente foi uma investigação realizada pelo 12º Distrito Policial, em Teresina, em que supostos clientes teriam denunciado que fecharam um contrato com a construtora do reitor para a construção de um imóvel na capital, que não foi entregue.

“É apenas um de mais de 30 processos que correm na justiça. Comenta-se que ele tenha dívida de R$ 5 a R$ 10 milhões, somente em Parnaíba”, acrescentou.

Veja nota emitida pela Adufpi após exoneração do Reito Alex Marinho

Ontem, dia 26 de janeiro de 2023, quinta-feira, O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Senador Camilo Sobreira de Santana, homologou a Portaria N° 69/2023 na qual dispensa do cargo de Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, o Professor Alexandro Marinho Oliveira e designa para o mesmo cargo, o Professor João Paulo Sales Macedo, membro da Diretoria da ADUFPI na Regional de Parnaíba.

Para a ADUFPI, este é um momento de grande exaltação uma vez que a homologação desta portaria significa a retirada de reitores Pro Tempore nomeados pelo ex-presidente alinhados a políticas de desmonte e mercantilização da educação pública.

Reiteramos nossa confiança na capacidade de liderança do Professor João Paulo que dignamente assume o cargo de reitor da UFDPar, e que agora deve iniciar o trabalho de reconstrução da Universidade Federal do Delta do Parnaíba por meio da luta sindical, da garantia e preservação dos direitos da categoria docente piauiense e parnaibana. Que possamos trabalhar em parceria para que juntos consigamos fortalecer a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Viva a democracia. 

Postar um comentário

0 Comentários