O secretário de segurança, Chico Lucas, afirmou que a mudança foi necessária para reduzir a burocracia e dar mais rapidez ao processo
PARNAÍBA-PIAUÍ
11h33. - Atualizada às 12h.
O governo do estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), anunciou que, os piauienses não precisarão mais apresentar uma certidão de nascimento ou casamento atualizada para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com a instrução normativa, basta que o documento esteja legível, sem rasuras e em bom estado de conservação. A nova decisão está válida desde a última terça-feira (16).
![]() |
| Não precisa mais atualizar certidão para obter nova CIN. Foto ilustrativa: divulgação/SSP-PI. |
O superintendente de cidadania digital, Marcelo Mascarenhas, explicou que, anteriormente, era exigida uma certidão com os 32 dígitos da matrícula das novas certidões, o que deixará de ser necessário. “Qualquer certidão, desde que esteja legível, sem rasura, autenticada e em bom estado de conservação, pode ser utilizada para a emissão da CIN. Independentemente do prazo, seja ela de 10, 20 ou 30 anos”, destacou.
O secretário de segurança, Chico Lucas, afirmou que a mudança foi necessária para reduzir a burocracia e dar mais rapidez ao processo. “Essa medida vai trazer muito mais celeridade e reduzir custos. Percebemos que um dos principais problemas para emissão da nova carteira era a obrigatoriedade de atualizar a certidão de nascimento ou casamento em cartório, e agora essa exigência não será mais necessária, contanto que não sejam detectados problemas de autenticidade”, explicou.
