Pular para o conteúdo principal

INSS inicia projeto-piloto de prova de vida digital

Cerca de 500 mil beneficiários serão contatados nos próximos dias e convidados a fazer o procedimento

Imagem meramente ilustrativa. - Google

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Dataprev – inicia, a partir desta quinta-feira (20/08), o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, serão selecionados, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Nesta etapa, serão feitos os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança para todos os beneficiários.

O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não será apenas um teste. A fé de vida será válida, de maneira que o segurado não precise se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Como funcionará

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados nesta primeira etapa. Dessa forma, quem for contatado pelo INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Como é feita atualmente

A comprovação costuma ser feita na instituição bancária em que o segurado recebe seu benefício – embora esteja suspensa desde março deste ano devido às normas relacionadas à pandemia. Atualmente, o procedimento de prova de vida é presencial, bastando o beneficiário apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário. Em algumas instituições bancárias, esse procedimento já pode ser feito por meio da tecnologia de biometria direto nos terminais de autoatendimento.

Confira a seguir o passo a passo para a realização da prova de vida digital 

Fonte: Governo Federal.
Edição: In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Jovem envolvido com tráfico de drogas é assassinado a tiros em Parnaíba

Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local e fez a remoção do corpo da vítima para a pedra cadavérica Foto: Reprodução WhatsApp. Um jovem identificado como Airton Santos Souza, vulgo 'Tom', de 22 anos de idade, foi assassinado com três tiros na noite deste domingo (29) no bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Airton Santos Souza (vítima) - Foto: Reprodução WhatsApp. Segundo informações, a vítima teria sido executada por dois elementos que estavam em uma motocicleta. Ele foi alvejado com pelo menos três disparos de arma de fogo. Um dos tiros teria atingido a cabeça de 'Tom', que morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito. O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local e fez a remoção do corpo da vítima para a pedra cadavérica. De acordo com informações, a vítima já teria sido presa por posse ilegal de arma de fogo e também por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta na BR-343, em Parnaíba

Por conta do impacto, a vítima que estava na garupa da moto morreu no local No último sábado (28), por volta das 18h30, uma colisão entre um carro marca/modelo Renaut Sandero e uma motocicleta marca Honda, acabou resultando na morte de uma pessoa na BR-343, nas proximidades do Residencial Caminho da Alvorada. Fotos: Eduardo Machado. A vítima, que estava na garupa da moto, identificada como Lawana Oliveira do Nascimento, de 19 anos de idade, morreu no local, por conta do impacto. O condutor da moto, que não teve sua identidade revelada, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Lawana Oliveira do Nascimento (foi a óbito no local do acidente). - Foto: Rede social. Motociclista foi socorrido. - Foto: Reprodução WhatsApp. Segundo informações, o casal trafegava pela rodovia sentido Parnaíba-Luís Correia quando teria colidido na lateral do veículo que tentava fazer a conversão à esquerda. Uma mu

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Parnaíba

No momento da abordagem os policiais encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha Durante policiamento ostensivo e após receberem informações contínuas de que estava acontecendo um intenso tráfico de drogas, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram prender nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), um jovem identificado como Gustavo Nascimento de Jesus, de 19 anos de idade. No local, os PMs foram recebidos pela companheira de 'Gustavim', Thais Galeno, permitindo a entrada dos policiais. Em um dos cômodos, os agentes encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha. Foram apreendidas 47 porções prontas para venda e algumas gramas sendo cortadas. Fotos: Reprodução WhatsApp. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.

Instrumentos sonoros apreendidos são entregues ao Juizado Especial de Parnaíba

Os instrumentos foram apreendidos durante operação policial, visando a tranquilidade da população parnaibana Durante os dias 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego. Durante a operação foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve também a apreensão de 06 caixas de som. No último dia 27, os policiais do 2º BPM fizeram a entrega dos TCOs juntamente com os instrumentos sonoros (caixas de som, paredões, mesas acústicas e outros apetrechos) ao Juizado Especial de Parnaíba, que foram apreendidos durante a operação policial. Fotos: Reprodução WhatsApp. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. A Operação Impacto/Sossego, também teve por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a

Jovem sofre tentativa de homicídio no bairro Santa Isabel, em Parnaíba

A Polícia segue em diligências para chegar ao responsável pelo disparo Um jovem identificado como Paulo Renato Rodrigues Lino, de 24 anos de idade, foi atingido com um disparo de arma de fogo na noite desta segunda-feira (30), no bairro Santa Isabel, em Parnaíba. De acordo com informações repassadas por populares, o jovem estava na garupa da moto de um amigo quando foi alvejado. Fotos: Reprodução WhatsApp. A vítima foi conduzida para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. A Polícia segue em diligências para chegar ao responsável pelo disparo. Não foi descartada a possibilidade de Renato ter algum tipo de envolvimento com a morte do jovem Airton, que foi executado na noite anterior. Com informações: Portal Costa Norte. Edição In Foco: Eduardo Machado.