Pular para o conteúdo principal

Equatorial esclarece e orienta sobre externalização do padrão de ligação

Quando o cliente ocupa um imóvel que até então nunca teve energia elétrica, ou se já é responsável por um que possui o medidor instalado internamente, é importante que regularize com a externalização do padrão de ligação
Modelo financiado de padrão de ligação da Equatorial Piauí
O padrão de ligação é o conjunto de instalações compostas pela caixa de medição, e vários outros itens que são indispensáveis para que a ligação da unidade seja feita com total segurança. A construção desse padrão é de responsabilidade do cliente, podendo ser realizada por profissional de sua confiança, em local de fácil acesso aos leituristas, na área externa da residência seguindo todas as recomendações da ANEEL, ou contratando o serviço junto à Equatorial Piauí, garantindo a execução de forma rápida e segura pelos técnicos da distribuidora e com possibilidade de financiamento. 

Vale reforçar que o cliente terá custos apenas com a construção do padrão, já que a solicitação do serviço de mudança do medidor interno para externo, realizado pela Equatorial Piauí, é gratuita, situação estabelecida pela Resolução 258/2003 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quando o medidor está instalado na área interna do imóvel, e o leiturista não consegue ter acesso à medição, a Resolução 414/2010 da Aneel orienta que o consumo seja faturado pela média dos últimos 12 meses. Em alguns casos, essa média pode acarretar prejuízo ao cliente, pois há situações em que o imóvel está fechado e sem consumo. Daí a importância do medidor está instalado na parte externa do imóvel.

Facilidades e financiamento para padrão de ligação

Buscando oferecer mais alternativas e facilidades para seus clientes, a Equatorial Piauí possibilita o financiamento da construção e formatação do padrão de ligação monofásica por um valor total de R$ 444,74, podendo dividir o valor em até 24 vezes. Para ligações trifásicas, o valor é R$ 536,16 que poderá ser parcelado em até 12 vezes. O valor do financiamento constará nas faturas mensais de energia elétrica. 

Como solicitar

Para solicitar, o cliente pode realizar o pedido pelo site, clicando aqui, entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do número 0800 086 0800 ou procurar uma agência presencial da Equatorial Piauí. Para a solicitação, é necessário fornecer os seguintes documentos:
  • Caso seja ligação nova: R.G, CPF e endereço;
  • Religação de desligado: R.G, CPF, documento de vínculo com imóvel e código único (unidade consumidora);
  • Se for mudança de local do medidor interno para externo: código único (unidade consumidora), R.G e CPF.
Após a solicitação realizada, o cliente deve aguardar contato da distribuidora para a execução do serviço e através das equipes de campo da distribuidora será solicitado do titular da unidade consumidora, os documentos pessoais para preencher formulário de financiamento, escolha da quantidade de parcelas e assinaturas para proceder com a instalação do padrão, obedecendo todos os protocolos de distanciamento e segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A opção de financiamento do padrão é mais uma frente de trabalho da Equatorial que permite o cliente ganhar tempo e qualidade no serviço de padronização da sua ligação de energia, com todos os equipamentos e procedimentos de segurança adequados para atender o prazo regulatório.

Vantagens da externalização do medidor

A externalização do medidor e sua correta instalação ajuda a evitar situações de risco como incêndios motivados por curto-circuito. Com o medidor dentro do domicílio, a possibilidade das chamas se alastrarem pelas instalações elétricas são eminentes. A correta instalação do padrão de ligação na parte externa do móvel significa economia, evita danos elétricos e garante a segurança dos que residem no imóvel, pois além de contribuir para o aumento da eficiência do processo de leitura do consumo e para a diminuição dos faturamentos por estimativa que ocorrem quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor.
Modelo financiado de padrão de ligação da Equatorial Piauí
Outra vantagem é permitir ao cliente maior privacidade, uma vez que não será mais necessário o ingresso de colaborador da concessionária ao interior das unidades consumidoras.

A Resolução 258/2003 da Aneel estabelece ainda que os consumidores não arcarão com os custos derivados de irregularidades verificadas ou por danos causados aos medidores, salvo se as concessionárias comprovarem que os atos foram cometidos por eles, além de não considerar como medidores externos equipamentos instalados em áreas de uso comum, existentes no interior de condomínios verticais ou horizontais, bem como em muros e fachadas de propriedade do consumidor.

Em unidades consumidoras localizadas em áreas de conservação de patrimônio artístico, cultural ou histórico, a externalização somente poderá ser feita com autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo tombamento. Além disso, é vedada a instalação de equipamento de medição externa em áreas em que as redes de distribuição sejam subterrâneas, ou com previsão para esse tipo de sistema.

Para mais informações sobre externalização do medidor e do padrão de ligação, acesse clicando aqui.
Com informações: Equatorial Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA

Em Parnaíba, empresários são presos na BR 343 acusados de apropriação indébita

Os três homens de 56 e 43 anos tentaram passar com o veículo através de uma estrada vicinal desviando da Unidade Operacional da PRF Por Eduardo Machado, In Foco. 19h45. Policiais Rodoviários Federais prenderam na manhã desta terça-feira (15/06) três homens acusados do crime de apropriação indébita. A ação foi desencadeada quando os policiais abordaram o trio na rodovia BR 343 em Parnaíba, litoral do Piauí. Os policiais desconfiaram dos três empresários de 56 e 43 anos que estavam na posse do veículo marca/modelo Volkswagen/Virtus, quando eles tentaram passar pelo desvio da Unidade Operacional da PRF em uma estrada vicinal. Foi detectado que o veículo possuía registro de apropriação indébita datado de 08 de junho de 2021 no estado do Rio de Janeiro. Fotos: Divulgação/PRF. Um dos homens se identificou como responsável pelo veículo que pertence a uma empresa de locação, porém não apresentou contrato de locação do bem. Além disso informou que o veículo havia sido emprestado por um amigo na

Polícia Civil deflagra Operação Contraordem II e prende pessoas em Parnaíba

A operação teve como foco o combate à criminalidade organizada violenta Por Eduardo Machado, In Foco. 17h01 A Polícia Civil do estado do Piauí, em ação conjunta com o Ministério Público, deflagrou na manhã desta terça-feira (15/06), a Operação Contraordem II. A operação teve como foco o combate à criminalidade organizada violenta. Equipes de várias unidades da Polícia Civil estiveram em diligências para dar cumprimento a trinta e quatro (34) mandados de prisão preventiva e diversos mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Amarante, Campo Maior e Parnaíba, no Piauí, além da cidade de Timon, no Maranhão. A Operação Contraordem II contou com o apoio da Secretaria de Justiça do Piauí e Polícia Civil de Timon (MA). Em Parnaíba, a operação contou com apoio da Delegacia de Combate a Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL), que prendeu dois (02) indivíduos em cumprimento a mandado de prsião e dois (02) em flagrante por tráfico de drogas. Fotos: Divulgação/Polícia Civil.

Homem é conduzido à delegacia acusado de agredir com facão o próprio tio no litoral do Piauí

Diante dos fatos, acusado e vítima foram conduzidos à delegacia Por Eduardo Machado, In Foco. 08h28. Por volta das 17h15 deste domingo (13/06), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de agressão, onde um homem estava armado com um facão agredindo seu próprio tio. O caso ocorreu na Rua Amarante, bairro Atalaia, em Luís Correia, litoral do Piauí. De acordo com informações da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), os PM's foram acionados via Central de Operações Policiais Militares (Copom), onde a denunciante informava que estava havendo uma briga no endereço citado. Uma guarnição da PM que estava fazendo rondas na região, imediatamente chegou ao local. Segundo a vítima, que é tio do agressor, na manhã de ontem, o seu sobrinho teria agredido-o com arma branca e sendo lesionado em várias partes do corpo. Após a confusão, ele foi procurar atendimento médico. Ao retornar para casa no final da tarde, a vítima foi surpreendida pelo seu sobrinho, e

Após repercussão, 'Seu João Claudino' não constará mais como complemento ao nome Porto das Barcas

O museu do local receberá o nome do empresário que merece todo respeito e admiração pela sua trajetória Por Eduardo Machado, In Foco. 19h49. - última atualização: às 20h43. Entrada de acesso ao Complexo Turístico Porto das Barcas. - Foto: Arquivo/In Foco. Após forte clamor da população parnaibana por meio da Câmara Municipal de Parnaíba, o secretário de cultura do estado do Piauí, o deputado estadual Fábio Novo, anunciou que o nome do Complexo Turístico Porto das Barcas, não constará mais com o nome no complemento do empresário João Fernandes Claudino. O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira (14/06). VEJA MATÉRIA RELACIONADA: Fábio Novo fala em Tribuna Livre da CMP sobre complemento ao nome Porto das Barcas. Fábio Novo ressaltou que a decisão foi feita em comum acordo com familiares do empresário, juntamente com os assessores técnicos da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e também com respeito a Câmara Municipal de Parnaíba que ecoou o apelo em nome dos munícipe

Em companhia do filho de 3 anos, homem acusado de homicídio qualificado é preso na BR 343

O mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória foi expedido pelo Tribunal de Justiça do estado de São Paulo Por Eduardo Machado, In Foco. 21h54. Imagem meramente ilustrativa. - Foto: Divulgação/PRF. Policiais Rodoviários Federais deram cumprimento na tarde desta sexta-feira (11/06), a um mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória em desfavor de um homem de 54 anos - que não teve sua identidade revelada, acusado do crime de homicídio qualificado. A ação ocorreu na BR 343 no município de Amarante, no Piauí. Os policiais estavam realizando uma fiscalização de rotina, quando abordaram o veículo de carga marca/modelo Mercedez Benz/AXOR 2035 S que era conduzido pelo acusado e transportava seu filho de 03 anos de idade. Ao checar a identificação do homem, foi verificado que ele possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória expedido pelo Tribunal de Justiça do estado de São Paulo. Diante dos fatos, o homem foi