Pular para o conteúdo principal

Equatorial esclarece e orienta sobre externalização do padrão de ligação

Quando o cliente ocupa um imóvel que até então nunca teve energia elétrica, ou se já é responsável por um que possui o medidor instalado internamente, é importante que regularize com a externalização do padrão de ligação
Modelo financiado de padrão de ligação da Equatorial Piauí
O padrão de ligação é o conjunto de instalações compostas pela caixa de medição, e vários outros itens que são indispensáveis para que a ligação da unidade seja feita com total segurança. A construção desse padrão é de responsabilidade do cliente, podendo ser realizada por profissional de sua confiança, em local de fácil acesso aos leituristas, na área externa da residência seguindo todas as recomendações da ANEEL, ou contratando o serviço junto à Equatorial Piauí, garantindo a execução de forma rápida e segura pelos técnicos da distribuidora e com possibilidade de financiamento. 

Vale reforçar que o cliente terá custos apenas com a construção do padrão, já que a solicitação do serviço de mudança do medidor interno para externo, realizado pela Equatorial Piauí, é gratuita, situação estabelecida pela Resolução 258/2003 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Quando o medidor está instalado na área interna do imóvel, e o leiturista não consegue ter acesso à medição, a Resolução 414/2010 da Aneel orienta que o consumo seja faturado pela média dos últimos 12 meses. Em alguns casos, essa média pode acarretar prejuízo ao cliente, pois há situações em que o imóvel está fechado e sem consumo. Daí a importância do medidor está instalado na parte externa do imóvel.

Facilidades e financiamento para padrão de ligação

Buscando oferecer mais alternativas e facilidades para seus clientes, a Equatorial Piauí possibilita o financiamento da construção e formatação do padrão de ligação monofásica por um valor total de R$ 444,74, podendo dividir o valor em até 24 vezes. Para ligações trifásicas, o valor é R$ 536,16 que poderá ser parcelado em até 12 vezes. O valor do financiamento constará nas faturas mensais de energia elétrica. 

Como solicitar

Para solicitar, o cliente pode realizar o pedido pelo site, clicando aqui, entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do número 0800 086 0800 ou procurar uma agência presencial da Equatorial Piauí. Para a solicitação, é necessário fornecer os seguintes documentos:
  • Caso seja ligação nova: R.G, CPF e endereço;
  • Religação de desligado: R.G, CPF, documento de vínculo com imóvel e código único (unidade consumidora);
  • Se for mudança de local do medidor interno para externo: código único (unidade consumidora), R.G e CPF.
Após a solicitação realizada, o cliente deve aguardar contato da distribuidora para a execução do serviço e através das equipes de campo da distribuidora será solicitado do titular da unidade consumidora, os documentos pessoais para preencher formulário de financiamento, escolha da quantidade de parcelas e assinaturas para proceder com a instalação do padrão, obedecendo todos os protocolos de distanciamento e segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A opção de financiamento do padrão é mais uma frente de trabalho da Equatorial que permite o cliente ganhar tempo e qualidade no serviço de padronização da sua ligação de energia, com todos os equipamentos e procedimentos de segurança adequados para atender o prazo regulatório.

Vantagens da externalização do medidor

A externalização do medidor e sua correta instalação ajuda a evitar situações de risco como incêndios motivados por curto-circuito. Com o medidor dentro do domicílio, a possibilidade das chamas se alastrarem pelas instalações elétricas são eminentes. A correta instalação do padrão de ligação na parte externa do móvel significa economia, evita danos elétricos e garante a segurança dos que residem no imóvel, pois além de contribuir para o aumento da eficiência do processo de leitura do consumo e para a diminuição dos faturamentos por estimativa que ocorrem quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor.
Modelo financiado de padrão de ligação da Equatorial Piauí
Outra vantagem é permitir ao cliente maior privacidade, uma vez que não será mais necessário o ingresso de colaborador da concessionária ao interior das unidades consumidoras.

A Resolução 258/2003 da Aneel estabelece ainda que os consumidores não arcarão com os custos derivados de irregularidades verificadas ou por danos causados aos medidores, salvo se as concessionárias comprovarem que os atos foram cometidos por eles, além de não considerar como medidores externos equipamentos instalados em áreas de uso comum, existentes no interior de condomínios verticais ou horizontais, bem como em muros e fachadas de propriedade do consumidor.

Em unidades consumidoras localizadas em áreas de conservação de patrimônio artístico, cultural ou histórico, a externalização somente poderá ser feita com autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo tombamento. Além disso, é vedada a instalação de equipamento de medição externa em áreas em que as redes de distribuição sejam subterrâneas, ou com previsão para esse tipo de sistema.

Para mais informações sobre externalização do medidor e do padrão de ligação, acesse clicando aqui.
Com informações: Equatorial Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Criança morre afogada após cair dentro de piscina no litoral do Piauí

Segundo o Instituto de Medicina Legal (IML), a família estava almoçando quando a criança conseguiu ir até a piscina, sem ser vista Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Lucas Marreiros, G1 PI. 07h48. Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia — Foto: TV Clube Uma criança do sexo masculino, de dois anos de idade, morreu afogada após cair dentro de uma piscina em Luís Correia, litoral do Piauí, neste domingo (28). De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), o menino e a família estavam em uma casa veraneio quando o acidente aconteceu. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, a família comemorava um aniversário e estava almoçando, quando perdeu a criança de vista. “Quando deram pela falta, que foram procurar, encontraram já na piscina”, disse. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, mas não resistiu e foi a óbito.

Governo do Piauí prorroga decreto e toque de recolher agora vai começar às 22h

A decisão do governador se deu após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães e Fábio Wellington, GP1. 19h21. - Última atualização às 19h40 Governador Wellington Dias. - Foto: Google. Após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) na tarde desta quarta-feira (03), o governador Wellington Dias (PT) decidiu prorrogar, com algumas alterações, o decreto que impõe medidas restritivas em todo o estado como forma de conter o avanço da covid-19 (coronavírus). A nova determinação vale até o dia 15 de março. Matéria relacionada: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Continua depois da publicidade. Dentre as principais determinações está o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06 e 07; 13 e 14 de março), ficando autorizados a funcionar apenas os serviços já determinados no decreto anterior. Uma alteração importante diz respeito

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta e outra ferida em avenida de Parnaíba

O condutor da motocicleta foi surpreendido por um automóvel após fazer uma conversão na via Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Nathalia Carvalho, GP1 06h57. Última atualização às 17h21. Colisão entre carro e moto na Av. Dr. João Silva Fiho. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Uma jovem identificada como Giovanna Rodrigues Oliveira, de 21 anos de idade, morreu após colisão entre um carro e uma motocicleta na tarde desta quarta-feira (3). O acidente ocorreu na avenida Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do Piauí. Giovanna Rodrigues Oliveira (vitima fatal). - Foto: Reprodução/Rede social. Vítima fatal no local do acidente. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Testemunhas informaram que a moto seguia pela avenida no sentido oeste-leste, quando colidiu na lateral do carro, que realizava uma conversão à esquerda. A vítima fatal estava na garupa de uma motocicleta que era conduzida por um homem identificado como Misael Ferreira Carvalho, que sofreu várias escoriações pelo c

Cartão postal, Árvore Penteada é alvo de vandalismo no litoral do Piauí; vídeo

Vândalos estão cortando as raízes da árvore que é um destino turístico do município de Luís Correia Por Eduardo Machado, In Foco. 08h41. Árvore Penteada, em Luís Correia. - Foto: Reprodução/WhatsApp. A Árvore Penteada, um dos cartões postais naturais mais visitados do litoral do Piauí está sendo alvo de vandalismo, e tendo suas raízes cortadas. O ponto turístico fica situado entre as praias de Coqueiro e Maramar, às margens da PI-116, no município de Luís Correia. As denúncias do crime ambiental já foram encaminhadas à gerente do meio ambiente, Liliana Souza; que juntamente com a secretária de turismo, Marília Passos; e o líder comunitário da região, senhor 'Coré', foram ao local verificar o impacto da ação e adotar as medidas necessárias. Veja vídeo: Visitante grava as raízes cortadas. - Vídeo: Reprodução/WhatsApp. A Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem articulado junto ao Governo do Estado, projetos que tragam maior visibilidade à Árvore Pen

Jovem é assassinado a tiros em via pública na cidade de Parnaíba

O homicídio ocorreu no bairro São Vicente de Paula Por Eduardo Machado, In Foco. 08h22. - Última atualização às 18h47. Foto: Reprodução/WhatsApp. Um jovem identificado como Marcos Antônio de Araújo Gomes, de 21 anos de idade,  foi assassinado com cerca de dois tiros de revólver, na noite desta quinta-feira (4). O caso ocorreu no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí.  Marcos Antônio de Araújo Gomes (vítima) - Foto: TV Costa Norte. Continua depois da publicidade. Segundo testemunhas, dois homens suspeitos estavam passando na rua, em uma motocicleta, quando efetuaram vários disparos, dois deles alvejando a vítima.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros foram acionados, mas a vítima já estava sem vida. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. A Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar o homicídio. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba esteve no local e fez a remoção do corpo.