Semar divulga expectativas de chuva para o Piauí

Há indicativo de média climatológica de chuvas entre novembro e janeiro
Imagem meramente ilustrativa. - Reprodução WhatsApp.
A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulga a previsão climática sazonal para o trimestre. Por conta do fenômeno climático conhecido como La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical, de novembro a janeiro haverá manutenção do resfriamento das águas superficiais na região equatorial do Oceano Pacífico.

No Piauí, outubro é caracterizado pela baixa umidade relativa do ar, ausência de chuvas e temperaturas elevadas. Algumas chuvas isoladas em outubro foram dentro do esperado, de acordo com a normal climatológica. Há indicativo de média climatológica de chuvas entre novembro e janeiro. Em novembro a expectativa é de chuvas significativas somente no sul do estado, sendo os maiores acumulados na região sudoeste, porém, com a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), nesta primeira semana do mês, o acumulado superou a média climatológica em vários municípios.

No Norte do estado, as chuvas podem acontecer com igual probabilidade - abaixo, dentro e acima - da faixa normal climatológica. A região Centro-norte, apresenta previsão de maior probabilidade para ocorrência de chuvas, e estas se classificam dentro da média. No Sudoeste do Piauí, as chuvas podem ocorrer acima da média e no Sudeste, as chuvas têm maior probabilidade de acontecer com classificação de normal a acima da média.

Estas informações foram disponibilizadas através de reunião de análise e previsão climática coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), em ambiente virtual, e contou com a colaboração dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste (SEMAR/PI, FUNCEME, EMPARN/RN, AESA/PB, APAC/PE, SEDURBS/SE e INEMA/BA), do INMET e do CPTEC/INPE. Desta reunião, também participaram representantes da UFBA e UECE. A previsão foi baseada nos resultados dos modelos disponibilizados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).
Com informações: Semar-PI.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Postar um comentário

0 Comentários