Pular para o conteúdo principal

Polícia Federal cumpre 18 mandados contra a Secretaria de Saúde do Piauí

A investigação apura fraudes em processos de dispensa de licitação com recursos destinados ao combate do novo coronavírus, que totalizam R$ 33.725.000,00
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a fase ostensiva da investigação denominada "Operação Campanile" e está dando cumprimento a 18 mandados de busca e apreensão em Teresina e mais quatro cidades em endereços ligados a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A investigação apura fraudes em processos de dispensa de licitação com recursos destinados ao combate do novo coronavírus.






Fotos: Reprodução/WhatsApp.
De acordo com a Polícia Federal, desde a decretação do estado de calamidade em razão da pandemia da Covid-19, foram firmados diversos contratos mediante dispensa de licitação entre a Sesapi e três fornecedoras de equipamentos hospitalares, medicamentos, insumos e estruturas modulares para instalação de hospitais temporários, custeados com recursos do Fundo Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, que totalizam, em valores já pagos pelo Estado, R$ 33.725.000,00 (trinta e três milhões e setecentos e vinte e cinco mil reais).

A PF informou que os contratos investigados demonstraram processos administrativos em desacordo com a legislação específica, principalmente no que se refere à publicidade. As irregularidades acarretam contratos suspeitos com empresas que não possuem condições técnicas de atender ao objeto contratado na quantidade, especificações ou no prazo especificado, implicando em gastos excessivos pela Sesapi.

As ordens judiciais cumpridas nesta manhã denotam a prática de crimes de fraude à licitação por ajuste que inviabiliza o caráter competitivo e por elevação arbitrária dos preços, além de falsidade ideológica e organização criminosa. Os mandados de busca e apreensão têm o intuito de aprofundar as investigações acerca de irregularidade nos processos de dispensa de licitação bem como de execução dos contratos.

Os mandados estão sendo cumpridos em endereços nos municípios de Teresina-PI, Joca Marques-PI, Parnaíba-PI, Pelotas-RS e São Paulo-SP, eles foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que envolvem a participação de cerca de 100 policiais federais e 7 auditores da Controladoria-Geral da União.

A Polícia Federal explicou que o nome Campanile é de origem italiana e significa torre que contém sinos. No sentido figurado é "interesse de pequeno grupo de indivíduos” em alusão aos núcleos organizacional e empresarial investigados.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informou que está colaborando com as investigações da operação.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que colabora plenamente com as investigações da Polícia Federal deflagradas na manhã nesta terça (12). O órgão ressalta sua transparência e seriedade durante todo o trabalho de combate a pandemia do coronavírus e destaca que todos os procedimentos contratuais e licitatórios obedecem, rigorosamente, o que prevê a lei. A Sesapi reconhece o trabalho e o dever da polícia de investigar e irá mostrar, ao longo do processo, que não há nenhuma irregularidade em suas ações.
Colaboração: Jeyson Moraes/GP 1.
Edição In Foco: Eduardo Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão após acidente de trânsito em Parnaíba

Em desfavor de um dos envolvidos no acidente, havia um mandado de prisão em aberto com base no crime de roubo Acidente ocorrido no cruzamento da Av. Dr. João Silva Filho e Rua Horizonte.  Uma equipe da Divisão de Trânsito do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Parnaíba, sob coordenação do Tenente Souza Filho, atendeu uma ocorrência de acidente de trânsito do tipo colisão por volta das 12hs desta quarta-feira (20) no cruzamento da Avenida  Dr. João Silva Filho com a Rua Horizonte, no bairro Piaui. Na colisão houve apenas danos materiais. O fato envolveu um veiculo Mercedes Bens de cor Branca, com placas de Teresina-PI e um Chevrolet Montana, de cor prata, com placas de Parnaíba-PI. Após buscas no banco de dados, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em desfavor do condutor do veículo Montana, identificado como Joran Márcio Santos Nascimento, de 38 anos de idade, com base no crime de roubo.  Mandado de prisão. Em razão do fato, o foragido foi conduzido à Central de

Incêndio atinge residência em Parnaíba; criança de 3 anos tem 36% do corpo queimado

De acordo com o Corpo de Bombeiros ainda não há informações sobre o que pode ter provocado o incêndio na residência Foto: Reprodução/WhatsApp. Uma criança de 3 anos e 8 meses, de iniciais J. R. N , teve 36% do corpo queimado durante um incêndio em uma residência localizada no bairro São Vicente de Paula, na cidade de Parnaíba, na noite desta quarta-feira (20). O Major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, informou que a guarnição dos bombeiros foi acionada por volta de 21h, dando conta que um imóvel estava pegando fogo. Fotos: Piauí em Dia. “Havia dentro da casa uma senhora, já idosa, e uma criança de 3 anos e 8 meses, que sofreu queimaduras de 2º grau. Os relatos da idosa são de que ela ouviu a criança gritar por conta do fogo que já estava entrando em contato com ela. A nossa equipe se deslocou e a criança já havia sido levada por terceiros para o hospital e os bombeiros controlaram o fogo”, explicou o major. A menina foi levada para o Hospital Regional Dirceu

Corpo é encontrado em estado de decomposição em Parnaíba

Ao chegar ao local, os policiais verificaram que parte do cadáver já havia sido consumido por urubus Foto: Reprodução/WhatsApp. O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado nesta quinta-feira (21) em avançado estado de decomposição no povoado Rebentão, zona rural do município de Parnaíba, litoral do Piauí. O tenente Muniz, comandante da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) afirmou que os moradores encontraram o corpo e acionaram a Polícia Militar por volta de 13h40. Ao chegar ao local, os policiais verificaram que parte do cadáver já havia sido consumido por urubus. “Da cintura para baixo o corpo já havia sido consumido pelos urubus e eu mandei uma viatura para o local, que isolou a área e acionou a perícia criminal e o Instituto de Medicina Legal (IML)”, pontuou o tenente Muniz. A Polícia Civil esteve no local e deverá iniciar as investigações para tentar identificar o corpo e a partir disso definir as circunstâncias da morte. Colaboração: Brunno Suênio/GP1

Tentativa de assalto termina com suspeito baleado, em Parnaíba

Uma pessoa passava pelo local, viu a cena e interceptou Um adolescente ficou ferido a bala na noite desta terça-feira, 19 de janeiro, após uma tentativa de assalto na Avenida Cândido Oliveira, nas proximidades da Escola CAIC no bairro Piauí, em Parnaíba.  Segundo informações, o suspeito andava em uma bicicleta, tentou assaltar uma mulher - que não teve dua identidade revelada,  usando um simulacro de arma de fogo, momento em que um homem - não identificado, passava pelo local, e ao perceber o assalto sacou um revólver e disparou contra o adolescente, onde acertou na região da coxa do indivíduo. A Polícia Militar foi até o local e confirmou a veracidade da ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, onde fez os primeiros socorros e o encaminhou  até o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Fotos: Reprodução/WhastApp. Colaboração: José Neto/Portal Plantão Parnaíba 24h. Edição In Foco: Eduardo Machado.

Após perseguição, policiais da ROCAM recuperam motocicleta com restrição criminal em Parnaíba

O piloto, após desobedecer a ordem de parada dos policiais, empreendeu fuga pelas ruas do bairro São José Motocicleta recuperada pelos policiais da ROCAM. - Foto: divulgação/ROCAM. Por volta das 22h30 desta sexta-feira (22), durante desempenho do motopatrulhamento tático, policiais da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) recuperaram uma motocicleta marca/modelo Honda/CG 160 FAN ESDI com restrição de roubo/furto. A ação ocorreu no bairro São Jose, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com as informações, a equipe policial estava fazendo rondas na região do centro histórico de Parnaíba, quando se deparou com um indivíduo pilotando a moto, sem placa. Após ordem de parada, o homem empreendeu fuga pelas ruas do bairro São José, momento em que na rua Barão o piloto perdeu o controle da motocicleta indo a colidir com uma calçada causando danos ao veículo. O suspeito inciou uma fuga a pé, adentrando terrenos, pulando muros e conseguindo evadir-se do local. Após a perseguição,