Semar e PMP debatem licenciamento ambiental de ponte que dá acesso à Pedra do Sal

O estudo apresentado aponta que a ponte sobre o Rio Igaraçu vai fomentar o turismo, estabelecendo melhor situação operacional da via

Por Eduardo Machado, In Foco.
18h46.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) promoveu, nessa segunda-feira (25/10), audiência pública na cidade de Parnaíba, sobre o licenciamento ambiental da segunda ponte sobre o Rio Igaraçu, que liga a avenida Governador Chagas Rodrigues, em Parnaíba, à Ilha Grande de Santa Isabel, dando acesso à Praia da Pedra do Sal. Na audiência estiveram presentes os entes envolvidos em todo o processo: Semar, Prefeitura Municipal de Parnaíba, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público e representantes da sociedade civil.

MATÉRIA RELACIONADA:
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba.
A audiência foi presidida pelo secretário Daniel Marçal, que destaca o potencial turístico e econômico do empreendimento. “O licenciamento ambiental é necessário em atividades que causam ou possam causar degradação nas condições naturais do meio ambiente. A audiência pública não tem caráter deliberativo, mas é importante para ouvir a população, especialmente a que será diretamente afetada”, explica Daniel.

O empreendimento fica localizado em uma Unidade de Conservação Federal (APA do Delta do Parnaíba), administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMbio). Em razão disso, o órgão foi consultado e se manifestou no processo de licenciamento ambiental.

O estudo apresentado aponta que a ponte sobre o Rio Igaraçu vai fomentar o turismo, estabelecendo melhor situação operacional da via, tanto do lado do bairro Nossa Senhora do Carmo e Cantagalo quanto do lado da Ilha Grande de Santa Isabel, que está em fase de conclusão de obra da estrada vicinal local.

"Vai trazer muitos benefícios, pois é um bairro muito carente. Vai movimentar a economia. A comunidade apoia a construção, mas nós precisamos de benfeitorias para o bairro, como a melhoria da estrada que dá acesso ao bairro”, disse Luciana Maria Oliveira, representante da comunidade Chafariz, de Parnaíba.

Postar um comentário

0 Comentários