Campeonato Brasileiro de Windsurf define os seus campeões após disputas na Lagoa do Portinho

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Windsurf ABWS com o apoio total da Prefeitura de Parnaíba

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
18h35.
Lagoa do Portinho recebe Campeonato Brasileiro de Windsurf.
Foto: Walter Fontenele.
A cidade de Parnaíba foi mais uma vez a escolhida pelos velejadores para sediar a etapa do Campeonato Brasileiro de Windsurf. A competição foi realizada na Lagoa do Portinho entre quarta-feira (12) e o último sábado (15).

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Windsurf -ABWS com o apoio total da Prefeitura de Parnaíba.

A Lagoa do Portinho, um dos mais visitados pontos turísticos do litoral norte do Piauí, foi o local escolhido por uma assembleia composta por competidores e organizadores no final do campeonato de 2021, sendo considerada pelos velejadores como um dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade; outro ponto relevante para a escolha de Parnaíba como sede da etapa, foi a infraestrutura do município, que propicia hotéis, restaurantes, lanchonetes e via de acesso ao local da competição de excelente qualidade.

Os bons ventos da Lagoa do Portinho – que podem atingir mais de 70 km/h – e a abundância de água exigiram grande habilidade dos velejadores que vieram de vários estados do Brasil (Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Piauí) e proporcionaram um belo espetáculo para as pessoas que visitaram a paradisíaca lagoa durante toda a competição.

A competição foi realizada em duas modalidades 

Speed (que é considerada a Fórmula 1 da Prancha à Vela) é uma prova de velocidade disputada em raia demarcada por boias, sendo vencedor o velejador que atingir a maior velocidade.

Slalom – modalidade mais técnica que a Speed e que exige muito preparo físico e habilidade do velejador, sendo disputada em várias baterias em raia em forma de 'zig-zag'. O vencedor é quem percorrer todo o percurso no menor tempo e com menor número de erros.
Lagoa do Portinho recebe Campeonato Brasileiro de Windsurf.
Foto: Walter Fontenele.

Lagoa do Portinho recebe Campeonato Brasileiro de Windsurf.
Foto: Walter Fontenele.

Vencedores

Campeonato Brasileiro de Windsurf define os seus campeões.
Foto: Walter Fontenele.

Mathias Pinheiro, velejador do estado do Ceará, foi o grande campeão brasileiro de Windsurf na modalidade Slalom. Mathias venceu dez, das quinze baterias disputadas.

Klayton Silva, do estado de São Paulo, foi o vencedor da prova de Speed, realizada na quarta-feira (12), e se manteve na segunda colocação geral, vencendo quatro baterias. Klayton inovou na disputa, utilizando vela e prancha maiores do que o restante dos velejadores.

Jean Franklin, do estado do Ceará, ficou com a terceira colocação superando o seu compatriota, Leonardo Mulin, com boa margem de pontos.

Os três primeiros colocados (Mathias Pinheiro, Klayton Silva e Jean Franklin) foram também campeões das subdivisões por idade, respectivamente, Grandmaster, Master e Sênior.

No feminino, Alessandra Aragão, do estado do Rio de Janeiro, ficou em primeiro lugar; Mônica Veras, do estado do Ceará, ficou na segunda colocação e Rosane Ferreira, do estado do Rio Grande do Sul, ficou com a terceira colocação.

Na categoria Sport (iniciantes), os três primeiros colocados são do estado do Piauí: Raimundo Araújo foi o grande campeão, seguido por Francisco das Chagas (2º) e Pedro Carvalho (3º).

Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários