Vereadores e gestores de Parnaíba discutem questões sobre o transporte público e demais demandas

O secretário Maurício Machado afirmou que o município planeja implantar quatro linhas circulares para atender demandas

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
08h33.

Servidores da Secretaria Municipal de Transporte de Parnaíba reuniram-se na manhã dessa quarta-feira (16), com vereadores de Parnaíba a fim de tratarem de demandas latentes da pasta. Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (União Brasil), os demais vereadores David Soares (Progressistas), Batista do Catanduvas (Solidariedade), Neta Castelo Branco (Progressistas), Geraldinho (PSL), Renato Bittencourt (PTB), Daniel Jackson (Solidariedade) e Fátima Carmino (PT), além do secretário municipal de transporte, Maurício Machado, da comandante da Guarda Civil Municipal, Penélope Miranda de Brito e dos advogados Dr. Coutinho e Dr. Gustavo.
Veículo do transporte coletivo de Parnaíba.
Foto: Arquivo/infocopiaui.com.
O secretário Maurício explanou sobre as dificuldades e as perdas na arrecadação que os proprietários dos ônibus da Cooperativa de Transporte Alternativo e Autônomo de Parnaíba – LTDA (Coopertranp) têm enfrentado em decorrência dos dois anos de pandemia, além da gratuidade para idosos e meia passagem. Como uma forma de compensação do município ao desfalque, ele informou que o Executivo estuda enviar à Câmara um Projeto de Lei visando isentá-los da cobrança do ISS. Tal medida seria uma contrapartida para os permissionários que têm sofrido com as constantes perdas. Os permissionários, por sua vez, deverão cumprir as exigências do município como cumprimento integral das rotas e horários, por exemplo.

Acerca das constantes reclamações da ausência de transporte coletivo nos bairros mais afastados e na zona rural, Maurício Machado afirmou que o município planeja implantar quatro linhas circulares para atender tal demanda, além de suprirem a necessidade da população que requer o retorno dos ônibus no horário noturno.

Em relação ao concurso da Guarda Civil, Machado explicou que eles estão ajustando algumas questões às exigências da legislação para darem prosseguimento ao certame. Outro ponto bastante discutido foi em relação à previdência social dos guardas municipais, uma vez que ao se aposentarem, os servidores têm sofrido perdas salariais. “Estamos estudando a criação de um Projeto de Lei para que ao término da carreira, os guardas municipais possam se aposentar."
Gestores de Parnaíba discutem questões sobre o transporte público.
Foto: Reprodução.
Veja também:

Postar um comentário

2 Comentários