Carga com 240 garrafas de vinho importada ilegalmente com destino a Piripiri é apreendida

A mercadoria estava sendo transportada em um ônibus de linha interestadual

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
07h59. - Atualizada às 08h29.
 
A Polícia Rodoviária Federal - PRF apreendeu na tarde de segunda-feira (29), na BR-230, em Floriano, no sul do Piauí, uma carga com 240 garrafas de vinho, avaliada em R$ 24.000,00, importada ilegalmente da Itália e do Chile. A mercadoria estava sendo transportada em um ônibus de linha interestadual, que tinha como origem São Paulo (capital) e destino a cidade de Piripiri, na região norte do Piauí.
Carga com 240 garrafas de vinho é apreendida. Foto: divulgação/PRF-PI.

Na circunstância, a equipe realizava fiscalização com intuito de orientar passageiros de transportes coletivos, quando abordou o referido veículo. Entretanto, um detalhe chamou a atenção dos policiais: diversas caixas brancas armazenadas no interior do veículo.

Questionado sobre, um dos condutores do ônibus, um homem de 31 anos, informou que estava transportando 20 caixas de bebidas para um conhecido residente do município de Piripiri. Além disso, ele também afirmou que a mercadoria não possuía notas fiscais.

No total, os agentes encontraram 240 garrafas de vinho de 750ml, de origem italiana e chilena. Diante dos fatos, os produtos apreendidos e a ocorrência foram encaminhados à Polícia Federal de Teresina para adoção dos procedimentos cabíveis. 

"A carga foi despachada, o proprietário não estava no ônibus. O motorista foi enquadrado como testemunha, foi ouvido e liberado. A investigação sobre a propriedade dos vinhos ficará a cargo da Polícia Federal", informou a PRF ao infocopiaui.com.

É importante ressaltar que o crime de descaminho, previsto no Art. 334 do Código Penal, refere-se ao ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. Além de ser crime, a prática também representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

Postar um comentário

0 Comentários