Primeiro Castramóvel 100% gratuito é entregue e prevê castrar 7.000 animais até o fim de 2023

O Piauí Pet Castramóvel atuará em parceria com ONG's de proteção animal, realizando várias ações em todo o estado

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
11h28

O governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh, lançou oficialmente nessa segunda-feira (05), no Palácio de Karnak, o Piauí Pet Castramóvel, primeiro veículo para castração gratuita de animais em todo o estado. A entrega aconteceu durante a cerimônia de lançamento do programa ECO Piauí, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles; do secretário da Semarh, Daniel Oliveira; do deputado estadual Hélio Oliveira; da vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas; de representantes de entidades de proteção animal e outros representantes, além da comunidade em geral.

Primeiro Castramóvel 100% gratuito. Foto: divulgação/Semarh.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou a importância da pauta animal e das ações já realizadas e em planejamento pela Semarh, com destaque para o Piauí Pet Castramóvel entregue nessa segunda-feira. Dentre os compromissos da gestão da pasta, o chefe do executivo do estado destacou ainda a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa e Proteção Animal, que já foi cumprida.

"Esse é um momento histórico! O investimento nesse castramóvel vai proporcionar o controle de natalidade dos animais em situação de rua e, consequentemente, beneficiar a comunidade. E esse é só o primeiro!", disse o governador, que ressaltou ainda que a iniciativa vai impactar as cidades do interior do estado, onde se observa a necessidade de maior atenção aos animais

“Esse é um projeto inédito que irá reforçar toda a política estadual de atenção aos animais do nosso estado, principalmente daqueles em situação de rua”, disse Daniel Oliveira, secretário de meio ambiente e recursos hídricos. “E por meio dessa entrega, realizada hoje, vemos a materialização do cumprimento de um dos 15 compromissos de gestão do governo do Piauí, sob coordenação da Semarh, e seguimos atuando para cumprir mais”, completou.

O projeto é uma iniciativa importante em defesa da causa animal no estado e para sua concretização, contou com o apoio do deputado estadual Hélio Oliveira, por meio da destinação de emendas parlamentares para implantação da iniciativa.

O Piauí Pet Castramóvel atuará em parceria com ONG's de proteção animal, realizando várias ações em todo o estado. A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais em situação de rua, evitando assim, o abandono desses animais, e garantindo o bem-estar e saúde deles e da população de um modo geral. O trabalho possui ainda um impacto positivo na população, ao reduzir os riscos de contágio das pessoas por doenças transmitidas pelos animais em situação de rua.

O trabalho da castração deve iniciar em agosto, após o cadastramento de todas as clínicas veterinárias e das ONG's voltadas para proteção de animais. A meta é castrar 7.000 animais até o fim de 2023. “Esse ano as grandes cidades do Piauí serão contempladas. No ano que vem, as médias e pequenas cidades”, contou Daniel Oliveira.

Postar um comentário

0 Comentários