"Operação Praia Segura" é deflagrada para coibir infrações ambientais no litoral do Piauí

A operação busca promover a proteção dos ninhos e ovos de tartaruga marinha, com o controle do trânsito de veículos nas faixas de praia

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
22h04  

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí - Semarh deflagrou nessa segunda-feira (24) a "Operação Praia Segura”, com o objetivo de orientar a população e coibir infrações e crimes ambientais no litoral do Piauí. A operação segue até o dia 31 de julho e vai monitorar os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia.

Operação é deflagrada para coibir infrações ambientais.
Foto: divulgação/Semarh.

A operação busca promover a proteção dos ninhos e ovos de tartaruga marinha, com o controle do trânsito de veículos nas faixas de praia. A proteção e preservação dos ninhos de tartarugas marinhas são ações fundamentais que contribuem para a sobrevivência e preservação das espécies no litoral piauiense.

De acordo com o auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, a equipe tem intensificado as ações de fiscalização no litoral durante o período de alta estação e vai monitorar os municípios do litoral que integram o mapa do delta.

“Convocamos órgãos parceiros para fazer esse monitoramento mais amplo, a recomendação é que os motoristas mantenham seus veículos fora da faixa de praia, evitando assim danos ambientais e aplicação de multas. A equipe de fiscalização também vai monitorar ações como descarte irregular de resíduos sólidos, construções irregulares de imóveis e demais infrações ambientais”, destacou.

A operação conta com o apoio do Instituto Tartarugas do Delta, ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A equipe enviada ao local para as ações de fiscalização conta com seis auditores fiscais ambientais da Semarh, quatro policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente - DPMA, dois delegados e duas viaturas para monitoramento das áreas fiscalizadas.

Postar um comentário

0 Comentários