Criança de 5 anos que vive no HEDA desde que nasceu se reúne pela primeira vez com a família

Laila nasceu prematura e com anoxia (falta de oxigênio), em janeiro de 2018, e depende de ventilação mecânica para respirar, sonda para se alimentar e dos cuidados diários de uma equipe multidisciplinar

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
21h32

Laila Vitória nasceu prematura e vive no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA, em Parnaíba, desde 2018. Este ano, ao lado dos pais, conheceu seus irmãos, tios, primos e a avó em um encontro emocionante. O encontro ocorreu na Terra Santa, ao lado da Igreja São Sebastião.

Família de Laila Vitória reunida na Praça Terra Santa.
Foto: divulgação.

A Terra Santa é uma região no Oriente Médio conhecida por ser o centro das principais histórias da fé cristã, judaica e islâmica. É onde, segundo a Bíblia, Deus se revelou ao mundo e Jesus Cristo, seu filho, realizou a maioria dos milagres.

Distantes no tempo e no espaço, à noite do dia 14 de dezembro de 2023, na Praça Terra Santa, em Parnaíba, o mundo se revelou para a pequena Laila Vitória Silva Nogueira, de apenas 5 anos. Ela é o milagre dos pais, Francisco das Chagas Mendes Nogueira e Lidiane Silva, e conheceu, pela primeira vez, toda sua família.

Família viajou por aproximadamente uma hora para o reencontro.
Foto: divulgação.

Laila nasceu prematura e com anoxia (falta de oxigênio), em janeiro de 2018, e depende de ventilação mecânica para respirar, sonda para se alimentar e dos cuidados diários de uma equipe multidisciplinar. Portanto, desde o seu nascimento, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania, é a sua casa.

Toda família da Laila mora no município de Cocal, distante cerca de 82 quilômetros de Parnaíba, e Lidiane, sua mãe, durante todos esses anos, visita a filha às segundas, quartas e sextas-feiras, como uma verdadeira peregrinação.

Lidiane Silva e Francisco Nogueira, pais de Laila.
Foto: divulgação.

Dessa vez, Lidiane veio acompanhada. O local escolhido para a reunião familiar foi a Praça Terra Santa, que também é um parque temático religioso e conta com 52 obras construídas por artistas locais, que exibem a história de vida e morte de Jesus Cristo.

Foi um momento de grande emoção para Laila, seus pais, irmãos, avó, tios e primos, que puderam se tocar, beijar e sorrir juntos pela primeira vez, e também para a equipe do HEDA, considerada parte da família e que lutava há muito tempo para proporcionar esse encontro para um Natal inesquecível.

A vitória de Laila foi possível graças a ação conjunta da equipe multidisciplinar e direção do HEDA, representada por Thiago Judah, gerente multidisciplinar do hospital, e Prefeitura Municipal de Parnaíba, representada por Pedro Pinto, diretor da Empresa Parnaibana de Serviços - Empa, e sua equipe responsável pela limpeza do local.

“Que esta ação sirva de inspiração para futuras iniciativas, mostrando o impacto positivo que podemos gerar quando trabalhamos juntos por um propósito maior, cada um de vocês contribuiu para que essa experiência fosse um sucesso. Obrigado por fazerem a diferença”, relatou Thiago Judah.

Equipe multidisciplinar do HEDA.
Foto: divulgação.

A direção do HEDA também parabenizou a equipe por promover esse momento de alegria para Laila, destacando os desafios para que a paciente pudesse receber o carinho da família, demonstrando a importância da humanização na realização de seus serviços.

A emoção também tomou conta da família durante a despedida, mas agora com a certeza de um reencontro ainda mais aguardado e muito amor para compartilhar.

Postar um comentário

0 Comentários