Teto da Secretaria de Educação de Chaval (CE) desaba e deixa feridos; SAMU de Parnaíba presta socorro às vítimas

As aulas da rede municipal foram suspensas pela prefeitura nos dias 23 e 24

Da REDAÇÃO
PARNAÍBA-PIAUÍ
09h32. - Atualizada às 12h29.

O teto da Secretaria de Educação e Cultura do município de Chaval (CE), a 75 Km de Parnaíba, desabou na tarde dessa quarta-feira (22) enquanto um grupo de professores estava reunido no local para uma formação. Pelo menos 31 pessoas ficaram feridas. Ninguém morreu.

O prédio de um andar fica no Centro da cidade de 13 mil habitantes, localizada na divisa com o Piauí. Conforme as formações iniciais, o teto do imóvel cedeu e atingiu as pessoas que estavam reunidas, a maioria professores.

Vídeos gravados por testemunhas mostram algumas das vítimas sendo retiradas do prédio pela janela do andar. Na sequência, elas desciam da estrutura pela laje usando uma escada de madeira. O resgate foi feito por populares e funcionários da secretaria.

Teto da Secretaria de Educação de Chaval (CE) desaba e deixa feridos.
Fotos: reprodução.

O secretário de saúde de Chaval, Edson Melo, informou que havia cerca de 40 pessoas no prédio da secretaria no momento do acidente. Deste total, ele informa que 31 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento na Secretaria de Saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba realizou o deslocamento de duas unidades avançadas, montadas de forma extraordinária, para atender ao incidente. Após o pedido de apoio, a equipe respondeu prontamente, organizando as viaturas e profissionais necessários para oferecer total suporte à cidade diante da tragédia.

Três pessoas feridas após o desabamento continuam internadas na manhã desta quinta-feira (23). As pessoas que seguem internadas tiveram fraturas mais graves e estão em observação em unidades de saúde das cidades de Chaval e Sobral, no Ceará, e em Parnaíba. Não há detalhes sobre o estado de saúde de cada um. O infocopiaui.com apurou, às 11h13 desta quinta (23), que 08 (oito) vítimas foram atendidas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, mas apenas duas permanecem em cuidado ortopédico.

As aulas da rede municipal foram suspensas pela prefeitura nos dias 23 e 24, "considerando que professores da rede pública de ensino foram atingidos pelo acidente e que a Secretaria de Educação e Cultura precisará reorganizar suas escalas".

Por meio de nota, a Prefeitura de Chaval lamentou o acidente, prestou solidariedade às famílias das vítimas e agradeceu as cidades vizinhas que estão recebendo feridos. A prefeitura não confirmou quantas pessoas havia no prédio.

"O município informa que será realizada apuração minuciosa das causas do acidente, com a colaboração dos órgãos competentes, a fim de garantir total transparência e responsabilização, bem como reforçar a segurança em todos os prédios públicos municipais", disse a prefeitura. "Reiteramos nossa solidariedade, respeito e compromisso com a verdade e com a segurança da população chavalense."

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se solidarizou com as vítimas e disse que o governo vai prestar apoio a elas.

"Recebi com tristeza e preocupação a notícia do desabamento do teto da Secretaria da Educação do município de Chaval. Nossas equipes do Corpo de Bombeiros agiram imediatamente no salvamento das vítimas, e seguem trabalhando no local. O Samu também prestou toda assistência médica e o transporte dos feridos às unidades de saúde. Seguimos acompanhando de perto as ações de resgate e acolhimento do ocorrido", disse Elmano.

infocopiaui.com

REDAÇÃO (86) 99933 5031 - WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال