Pular para o conteúdo principal

RIGIDEZ / Governador do Piauí anuncia 'lei seca', proibição da venda de bebida alcoólica, e medidas mais rígidas de combate à Covid-19


Wellington Dias (PT) anunciou que novas regras valem para sexta (15), sábado (16) e domingo (17)

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou no começo da tarde dessa quarta-feira (13), em entrevista à TV Clube, novas medidas, mais rígidas, de combate ao coronavírus.


Entre elas, a 'lei seca' a partir dessa sexta-feira (15), às 0h, proibindo a venda de bebidas alcoólicas em todo o estado. A comercialização fica restrita até o domingo (17).

Além da 'lei seca', Wellington Dias citou outras medidas mais rígidas que começam a valer a partir de sexta-feira, dia 15 de maio, e valem até o domingo, dia 17. "Vão na condição de melhorar o isolamento social. Objetivo é não propagar o coronavírus", explicou o governador. São elas:
  • Suspensão, interrupção, do transporte intermunicipal: vans e ônibus estão proibidos de circularem nas rodovias do Piauí durante sexta, sábado e domingo.
  • Postos de gasolina, supermercados, padarias e serviços de delivery abrem sexta e no sábado. No domingo, ficam fechados.
  • Farmácias: funcionam na sexta, sábado e domingo.
  • Serviços de borracharias com regras de higiene e funcionamento apenas na sexta e no sábado.
  • Bancos e lotéricas fechados.
  • Obras de construção civil, exceto emergenciais, paradas.
  • Barreiras nas divisas com regra de quarentena. Quem vier de outro estado ao Piauí, terá que ficar em isolamento, acompanhado por órgãos de saúde, e fazer testes de Covid-19.
Wellington explicou que o Piauí não terá, “nesse instante”, o lockdown, o bloqueio total de circulação de pessoas, uma medida mais rígida que o isolamento social. “Queremos uma oportunidade para uma alternativa intermediária, antes de uma medida como essa, do para tudo. Estamos dialogando com os prefeitos”, explicou Dias.

As novas medidas anunciadas nessa quarta, segundo o governador, devem frear o crescimento de Covid-19 no estado. São mais de 1.700 casos confirmados, com uma estimativa de 17 mil infectados, segundo uma pesquisa por amostragem, e 60 mortes.

Lei seca

Wellington explicou que a venda de bebida no Piauí deve reduzir a quantidade de acidentes, que têm lotado as UTIs dos hospitais. "Bares que vendem (bebida alcoólica), pessoas que se aglomeram, que estavam transitando bêbadas, acidentes de trânsito que entopem as UTIs de saúde. Nesse caso, será tratado como crime. Isso nós vamos coibir”, argumentou o governador, sobre os motivos de decretar a lei seca no período.

Transporte intermunicipal suspenso



Além disso, Wellington também anunciou a suspensão do transporte intermunicipal. O transporte intermunicipal também está proibido a partir de sexta, dia 15 de maio.


“Sexta, sábado e domingo não haverá ônibus saindo de qualquer lugar do Piauí de uma cidade para outra, vamos fazer essa interdição. Somente as ambulâncias, transportes de abastecimento de carga serão permitidos”, explicou Wellington Dias.

Serviços essenciais


Wellington afirmou que na sexta, sábado e domingo haverá uma restrição dos serviços essenciais. “Farmácias, panificadores, supermercados funcionam. Postos de gasolina nós vamos restringir os horários. Borracharias vamos fazer regramento quanto à higienização. Outros serviços param: bancos, loterias e áreas da construção civil, exceto obras emergenciais”, disse.


Há também um estudo sobre a possibilidade de rodízio em algumas cidades de acordo com a placa do veículo. Na terça, quinta e sábado, apenas placas com o final ímpar. Na segunda, quarta e sexta, apenas placas com o final par podem circular.

FONTE: g1.globo.com/pi
EDIÇÃO: Eduardo Machado
IMAGENS: google.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Governo do Piauí prorroga decreto e toque de recolher agora vai começar às 22h

A decisão do governador se deu após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães e Fábio Wellington, GP1. 19h21. - Última atualização às 19h40 Governador Wellington Dias. - Foto: Google. Após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) na tarde desta quarta-feira (03), o governador Wellington Dias (PT) decidiu prorrogar, com algumas alterações, o decreto que impõe medidas restritivas em todo o estado como forma de conter o avanço da covid-19 (coronavírus). A nova determinação vale até o dia 15 de março. Matéria relacionada: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Continua depois da publicidade. Dentre as principais determinações está o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06 e 07; 13 e 14 de março), ficando autorizados a funcionar apenas os serviços já determinados no decreto anterior. Uma alteração importante diz respeito

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta e outra ferida em avenida de Parnaíba

O condutor da motocicleta foi surpreendido por um automóvel após fazer uma conversão na via Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Nathalia Carvalho, GP1 06h57. Última atualização às 17h21. Colisão entre carro e moto na Av. Dr. João Silva Fiho. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Uma jovem identificada como Giovanna Rodrigues Oliveira, de 21 anos de idade, morreu após colisão entre um carro e uma motocicleta na tarde desta quarta-feira (3). O acidente ocorreu na avenida Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do Piauí. Giovanna Rodrigues Oliveira (vitima fatal). - Foto: Reprodução/Rede social. Vítima fatal no local do acidente. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Testemunhas informaram que a moto seguia pela avenida no sentido oeste-leste, quando colidiu na lateral do carro, que realizava uma conversão à esquerda. A vítima fatal estava na garupa de uma motocicleta que era conduzida por um homem identificado como Misael Ferreira Carvalho, que sofreu várias escoriações pelo c

Cartão postal, Árvore Penteada é alvo de vandalismo no litoral do Piauí; vídeo

Vândalos estão cortando as raízes da árvore que é um destino turístico do município de Luís Correia Por Eduardo Machado, In Foco. 08h41. Árvore Penteada, em Luís Correia. - Foto: Reprodução/WhatsApp. A Árvore Penteada, um dos cartões postais naturais mais visitados do litoral do Piauí está sendo alvo de vandalismo, e tendo suas raízes cortadas. O ponto turístico fica situado entre as praias de Coqueiro e Maramar, às margens da PI-116, no município de Luís Correia. As denúncias do crime ambiental já foram encaminhadas à gerente do meio ambiente, Liliana Souza; que juntamente com a secretária de turismo, Marília Passos; e o líder comunitário da região, senhor 'Coré', foram ao local verificar o impacto da ação e adotar as medidas necessárias. Veja vídeo: Visitante grava as raízes cortadas. - Vídeo: Reprodução/WhatsApp. A Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem articulado junto ao Governo do Estado, projetos que tragam maior visibilidade à Árvore Pen

Jovem é assassinado a tiros em via pública na cidade de Parnaíba

O homicídio ocorreu no bairro São Vicente de Paula Por Eduardo Machado, In Foco. 08h22. - Última atualização às 18h47. Foto: Reprodução/WhatsApp. Um jovem identificado como Marcos Antônio de Araújo Gomes, de 21 anos de idade,  foi assassinado com cerca de dois tiros de revólver, na noite desta quinta-feira (4). O caso ocorreu no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí.  Marcos Antônio de Araújo Gomes (vítima) - Foto: TV Costa Norte. Continua depois da publicidade. Segundo testemunhas, dois homens suspeitos estavam passando na rua, em uma motocicleta, quando efetuaram vários disparos, dois deles alvejando a vítima.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros foram acionados, mas a vítima já estava sem vida. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. A Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar o homicídio. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba esteve no local e fez a remoção do corpo.

Após denúncia, PM recupera motocicleta e mulher é conduzida à delegacia em Parnaíba

Um suspeito empreendeu fuga ao avistar os policiais Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Jr. Catita, Portal do Catita. 11h08.  Motocicleta recuperada pela Polícia Militar. - Foto: Portal do Catita. Uma patrulha da Polícia Militar foi acionada na tarde desta terça-feira (2), para atender denúncia de uma motocicleta roubada, que estava em frente a uma residência situada na rua Paraná, bairro Bebedouro, em Parnaíba. Segundo informações, o veículo havia sido tomado de assalto na noite da última segunda-feira (01), no bairro João XXIII. A guarnição composta pelos cabos Rafael, Haroldo e soldado Nascimento, ao chegar no endereço encontraram um suspeito já conhecido da polícia. O indivíduo empreendeu fuga, permanecendo no local sua companheira – que não teve sua identidade revelada, e foi conduzida à Central de Flagrantes, juntamente com a motocicleta e um porção de substância amarela análoga ao crack. Porção análoga ao crack. - Foto: Portal do Catita. Foi lavrado o termo de exibição