Pular para o conteúdo principal

Governo do Piauí implantará sistema de televigilância em 28 cidades e nos presídios estaduais

O projeto prevê a instalação de 410 câmeras, espalhadas por 28 cidades. No sistema prisional, está prevista a instalação de 50 câmeras inteligentes

Imagem meramente ilustrativa. - Google.

O governador Wellington Dias se reuniu, na tarde desta sexta-feira (07/08), com gestores das secretarias de Segurança, Justiça e Fazenda, para discutir o Projeto Integrado de televigilância a ser implantado no Piauí. O sistema inteligente prevê a utilização de câmeras avançadas para auxiliar no trabalho da polícia, monitorar o sistema prisional e combater a evasão de divisas.

“Queremos, em 30 dias, ter o edital para o pregão e contratar o quanto antes esta solução que vai nos permitir oferecer um serviço mais eficiente, especialmente na área de segurança pública”, explicou Dias.

O projeto prevê a instalação de 410 câmeras, espalhadas por 28 cidades, interligadas a três Centros de Comando de Operações (CCOs) nas cidades de Teresina, Parnaíba e Picos. As câmeras possuem recursos avançados e fornecem informações precisas para a adoção de medidas de combate e controle de violência. “Todas (as câmeras) têm sistema analítico inteligente. Detectam placa de veículos e registram em banco de dados e dependendo da importância, avisa ao centro de comando e controle, possibilitando, por exemplo, localizar um carro roubado”, explica o delegado Carlos César Camêlo, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

No sistema prisional, está prevista a instalação de 50 câmeras inteligentes. Cada uma das 17 unidades prisionais terá pelo menos duas câmeras de reconhecimento facial. A Colônia Agrícola Major César Oliveira deve ganhar 16 câmeras térmicas, além de sensores perimetrais que identificam a aproximação de pessoas nos muros e cercas da estrutura física, emitindo alertas de fuga. Serão instaladas também 34 salas de vídeo audiência, permitindo que os presos participem de sessões necessárias para o andamento processual, sem a necessidade de deixar o presídio.

“Trará ainda mais modernização, com redução de custo e maior segurança para o sistema sem deslocamento de presos. É algo cobrado pelo poder judiciário e teremos ótima repercussão na rotina dos presídios”, avalia o secretário de Justiça e Cidadania, Carlos Edílson.

A Secretaria de Estado da Fazenda participará do sistema integrado de televigilância, monitorando as divisas estaduais para a cobrança de impostos. Participaram também da reunião virtual o comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho; a superintendente da Suparc,Viviane Moura; o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí.
Edição: Eduardo Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta na BR-343, em Parnaíba

Por conta do impacto, a vítima que estava na garupa da moto morreu no local No último sábado (28), por volta das 18h30, uma colisão entre um carro marca/modelo Renaut Sandero e uma motocicleta marca Honda, acabou resultando na morte de uma pessoa na BR-343, nas proximidades do Residencial Caminho da Alvorada. Fotos: Eduardo Machado. A vítima, que estava na garupa da moto, identificada como Lawana Oliveira do Nascimento, de 19 anos de idade, morreu no local, por conta do impacto. O condutor da moto, que não teve sua identidade revelada, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Lawana Oliveira do Nascimento (foi a óbito no local do acidente). - Foto: Rede social. Motociclista foi socorrido. - Foto: Reprodução WhatsApp. Segundo informações, o casal trafegava pela rodovia sentido Parnaíba-Luís Correia quando teria colidido na lateral do veículo que tentava fazer a conversão à esquerda. Uma mu

Suspeito de matar pastor em culto no Distrito Federal é preso em Parnaíba

Segundo a Polícia Civil, pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade, estava ajoelhado e orando quando foi baleado pelas costas Imagem meramente ilustrativa. - Google. Um homem identificado como Edilson dos Santos Gomes foi preso pela Polícia Civil do DF em Parnaíba, litoral do Piauí, suspeito de matar o pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade. O crime aconteceu no dia 4 de outubro em Águas Claras, no Distrito Federal. Edilson dos Santos Gomes (acusado) - Foto: Juciê Machado/TV Costa Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito é natural de Parnaíba, e foi preso na manhã desta terça-feira (24/11) na casa onde estava morando, no bairro Pindorama. Ele será encaminhado para um presídio do Distrito Federal. O crime O caso aconteceu por volta das 10h, enquanto o religioso celebrava um culto. De acordo com a Polícia Civil, ele estava ajoelhado e orando quando foi atingido. O autor dos disparos entrou no templo e atirou contra ele, pelas costas. Uma

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Parnaíba

No momento da abordagem os policiais encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha Durante policiamento ostensivo e após receberem informações contínuas de que estava acontecendo um intenso tráfico de drogas, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram prender nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), um jovem identificado como Gustavo Nascimento de Jesus, de 19 anos de idade. No local, os PMs foram recebidos pela companheira de 'Gustavim', Thais Galeno, permitindo a entrada dos policiais. Em um dos cômodos, os agentes encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha. Foram apreendidas 47 porções prontas para venda e algumas gramas sendo cortadas. Fotos: Reprodução WhatsApp. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.

Instrumentos sonoros apreendidos são entregues ao Juizado Especial de Parnaíba

Os instrumentos foram apreendidos durante operação policial, visando a tranquilidade da população parnaibana Durante os dias 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego. Durante a operação foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve também a apreensão de 06 caixas de som. No último dia 27, os policiais do 2º BPM fizeram a entrega dos TCOs juntamente com os instrumentos sonoros (caixas de som, paredões, mesas acústicas e outros apetrechos) ao Juizado Especial de Parnaíba, que foram apreendidos durante a operação policial. Fotos: Reprodução WhatsApp. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. A Operação Impacto/Sossego, também teve por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a

Teto de galpão desaba e pessoas ficam feridas em Parnaíba

Ainda não se sabe o que teria provocado o desabamento O telhado do galpão de uma indústria de beneficiamento de caju desabou durante a tarde desta quarta-feira (25) em Parnaíba. Cerca de seis trabalhadores ficaram feridos durante a ocorrência registrada na região dos Tabuleiros Litorâneos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, quatro trabalhadores tiveram ferimentos leves, e dois sofreram lesões graves. Todos foram socorridos e encaminhas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).  Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente. O local deve ser interditado. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.