Pular para o conteúdo principal

Piauí é o terceiro estado do nordeste com menor taxa de letalidade da Covid-19

Os dados são do painel de informações do enfrentamento à pandemia, do Consórcio Nordeste

Piauí é o terceiro estado do nordeste com menor taxa de letalidade da Covid-19.
Imagem meramente ilustrativa. - Google.


O Piauí alcançou, nesta terça-feira (22), a marca de mais de 92 mil casos confirmados da Covid-19, com 2.061 óbitos. Segundo o painel do Consórcio Nordeste que acompanha a progressão da doença em toda a região, o Piauí apresenta a terceira menor taxa de letalidade entre os estados nordestinos, apenas 2,24%. Está atrás somente da Bahia e do Maranhão, que apresentam, respectivamente, taxas de letalidade iguais a 2,14% e 2,18%.

Gráfico Taxas de letalidade da Covid-19 no Nordeste.
Imagem: Governo do Piauí.


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que, no início da pandemia, a previsão era de que o estado chegasse à casa dos 18 mil óbitos, mas devido aos esforços conjuntos do poder público e da população que seguiu as orientações, foi possível manter uma baixa taxa de letalidade e registrar uma quantidade de óbitos nove vezes menor que a prevista inicialmente.

“Nós lamentamos e nos solidarizamos com cada uma das mais de duas mil famílias que perderam entes queridos para a Covid-19, mas é importante destacar que o enfrentamento precisa continuar. A população precisa seguir os protocolos estabelecidos, além das recomendações de higiene e da etiqueta respiratória, e o governo precisa manter a atenção que já vem prestando a sua população e ao sistema de saúde, garantindo as condições para que todos aqueles que necessitem sejam atendidos devidamente”, destacou o secretário.

Estruturação da rede, aquisição de equipamentos, distribuição de EPIs para os profissionais de saúde, além de um acompanhamento constante da realidade do estado em relação ao avanço da pandemia, foram alguns dos pontos que possibilitaram o Piauí a chegar a um nível de letalidade tão baixo.

Devido aos resultados positivos dessas ações, o estado já vem avançando na reabertura gradativa das atividades, entre elas as clínicas de saúde, setores da indústria e comércio ligados a alimentos, setor de hotelaria e mais recentemente a reabertura de algumas atividades do setor educacional, como aulas presenciais somente para alunos matriculados na 3ª série do ensino médio, assim como, para estudantes de turmas pré-Enem e atividades de estágio a partir do 8° período de cursos superiores. A retomada do setor foi autorizada desde o dia 22 de setembro de 2020, respeitando-se os regramentos do Protocolo Específico Nº 042/2020.

“Essas decisões de reabertura foram feitas com base nas análises do COE em relação à realidade do estado e ao avanço da pandemia em seu território. Nós analisamos diariamente os números e as decisões do comitê se baseiam nessas informações. É necessário destacar que cada uma das decisões tomadas têm essa base nas informações reais do Piauí, e o comitê continuará analisando essas informações para definir quaisquer novas decisões que influenciem diretamente no enfrentamento da pandemia”, conclui Florentino Neto.

FONTE: João Marcelo Ferry/Governo do Piauí.
EDIÇÃO: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta na BR-343, em Parnaíba

Por conta do impacto, a vítima que estava na garupa da moto morreu no local No último sábado (28), por volta das 18h30, uma colisão entre um carro marca/modelo Renaut Sandero e uma motocicleta marca Honda, acabou resultando na morte de uma pessoa na BR-343, nas proximidades do Residencial Caminho da Alvorada. Fotos: Eduardo Machado. A vítima, que estava na garupa da moto, identificada como Lawana Oliveira do Nascimento, de 18 anos de idade, morreu no local, por conta do impacto. O condutor da moto, que não teve sua identidade revelada, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Lawana Oliveira do Nascimento (foi a óbito no local do acidente). - Foto: Rede social. Motociclista foi socorrido. - Foto: Reprodução WhatsApp. Segundo informações, o casal trafegava pela rodovia sentido Parnaíba-Luís Correia quando teria colidido na lateral do veículo que tentava fazer a conversão à esquerda. Uma mu

Suspeito de matar pastor em culto no Distrito Federal é preso em Parnaíba

Segundo a Polícia Civil, pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade, estava ajoelhado e orando quando foi baleado pelas costas Imagem meramente ilustrativa. - Google. Um homem identificado como Edilson dos Santos Gomes foi preso pela Polícia Civil do DF em Parnaíba, litoral do Piauí, suspeito de matar o pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, de 35 anos de idade. O crime aconteceu no dia 4 de outubro em Águas Claras, no Distrito Federal. Edilson dos Santos Gomes (acusado) - Foto: Juciê Machado/TV Costa Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito é natural de Parnaíba, e foi preso na manhã desta terça-feira (24/11) na casa onde estava morando, no bairro Pindorama. Ele será encaminhado para um presídio do Distrito Federal. O crime O caso aconteceu por volta das 10h, enquanto o religioso celebrava um culto. De acordo com a Polícia Civil, ele estava ajoelhado e orando quando foi atingido. O autor dos disparos entrou no templo e atirou contra ele, pelas costas. Uma

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Parnaíba

No momento da abordagem os policiais encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha Durante policiamento ostensivo e após receberem informações contínuas de que estava acontecendo um intenso tráfico de drogas, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) conseguiram prender nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25), um jovem identificado como Gustavo Nascimento de Jesus, de 19 anos de idade. No local, os PMs foram recebidos pela companheira de 'Gustavim', Thais Galeno, permitindo a entrada dos policiais. Em um dos cômodos, os agentes encontraram o acusado cortando e embalando substâncias análogas à maconha. Foram apreendidas 47 porções prontas para venda e algumas gramas sendo cortadas. Fotos: Reprodução WhatsApp. Foi dado voz de prisão ao indivíduo e conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.

Instrumentos sonoros apreendidos são entregues ao Juizado Especial de Parnaíba

Os instrumentos foram apreendidos durante operação policial, visando a tranquilidade da população parnaibana Durante os dias 20 e 21 de novembro, das 18h à 0h, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em Parnaíba (Força Tática, ROCAM e PPTRAN) realizaram a Operação Impacto/Sossego. Durante a operação foram realizados 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por pertubação do sossego. Houve também a apreensão de 06 caixas de som. No último dia 27, os policiais do 2º BPM fizeram a entrega dos TCOs juntamente com os instrumentos sonoros (caixas de som, paredões, mesas acústicas e outros apetrechos) ao Juizado Especial de Parnaíba, que foram apreendidos durante a operação policial. Fotos: Reprodução WhatsApp. As ocorrências de som em volume alto ocupam quase sempre o topo das chamadas para o 190 nos fins de semana. A Operação Impacto/Sossego, também teve por objetivo buscar armas, drogas ou veículos com restrições, coibindo a prática de ações delituosas, visando assim a

Teto de galpão desaba e pessoas ficam feridas em Parnaíba

Ainda não se sabe o que teria provocado o desabamento O telhado do galpão de uma indústria de beneficiamento de caju desabou durante a tarde desta quarta-feira (25) em Parnaíba. Cerca de seis trabalhadores ficaram feridos durante a ocorrência registrada na região dos Tabuleiros Litorâneos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, quatro trabalhadores tiveram ferimentos leves, e dois sofreram lesões graves. Todos foram socorridos e encaminhas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).  Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente. O local deve ser interditado. Da Redação. Edição: Eduardo Machado.