Prefeito Mão Santa chama grevistas de 'moleques' e 'vagabundos' durante coletiva

O prefeito ressalta que não negocia com 'baderneiros' e afirma que o ponto dos grevistas será cortado

Por Eduardo Machado, In Foco.
16h14. - Última atualização: às 16h55.
Mão Santa, prefeito de Parnaíba. - Foto: Clinger Sobral.
Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 26 de novembro, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa - Mão Santa, se referiu aos profissionais da Enfermagem de Parnaíba como 'moleques', 'vagabundos' e 'baderneiros' (ouça áudio abaixo). Em nota (veja nota abaixo), a Prefeitura esclareceu que Mão Santa se referiu exclusivamente a servidores que não cumprem seus expedientes como deveriam.

O gestor cita os trabalhadores que participaram até ontem do movimento de greve em reivindicação a direitos básicos como gratificação de combate à Covid-19. O prefeito diz em entrevista, que vai cortar quem não quer trabalhar. “Me aponte que eu tiro, eu quero é denúncia. Você não pode ver o cara ganhar 5 a10 mil e não querer trabalhar."

O Prefeito Mão Santa ressalta que não negocia com 'baderneiros' e afirma que o ponto dos grevistas será cortado.

A greve dos profissionais da Enfermagem e Odontologia foi suspensa ontem após decisão do Tribunal de Justiça do Piauí, que determinou retorno imediato ao trabalho. A ação foi impetrada pela Prefeitura de Parnaíba em desfavor das duas categorias.
Prefeito Mão Santa chama grevistas de 'muleques' e 'vagabundos' durante coletiva - Áudio: Reprodução.

Pautas da Enfermagem

O cumprimento do acordado na greve de 2019, restabelecimento imediato da gratificação de combate à pandemia, regulamentação da carga horária, aposentadoria especial, recomposição salarial da categoria, segurança nos ambientes de trabalho (Postos, Caps, Ces, Pronto Socorro Municipal), vale refeição (Samu e Pronto Socorro Municipal), exigência de pessoas da área de Farmácia para trabalhar com a entrega de medicações no Caps AD (convocação dos aprovados na área), condições de trabalho e de equipamentos.

Pautas da Odontologia

Melhoria das condições de trabalho, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, estruturação de prédios públicos, fixação de data base e recomposição salarial.

Prefeitura de Parnaíba emite Nota de Esclarecimento
Sobre a entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (26), a Superintendência Municipal de Comunicação de Parnaíba vem a esclarecer que o prefeito Mão Santa se referiu exclusivamente a servidores que não cumprem seus expedientes como deveriam, como fica claro dentro do que foi mencionado. Mão Santa afirmou a necessidade de que os servidores de todas as áreas trabalhem em prol da população.

Não se trata também de nenhuma referência direta aos servidores da saúde cuja a recente greve foi considerada ilegal por decisão obtida no Tribunal de Justiça do Piauí. Neste caso, o prefeito somente deixou claro que aqueles que não retornarem aos seus postos de trabalho conforme decisão judicial terão seus pontos devidamente cortados.

Ainda sobre saúde pública, o prefeito Mão Santa reafirma o caráter fundamental da mesma na vida de todos os cidadãos e seu compromisso com a prestação de um serviço de qualidade pelo município. Por isso é necessário que os profissionais estejam nas unidades para que nenhuma pessoa deixe de ser atendida. O prefeito também ressaltou que o quadro da administração municipal é composto, em sua extensa maioria, por profissionais que contribuem com excelência, amor e dedicação ao município.

Postar um comentário

0 Comentários