Cidades do litoral piauiense são atingidas por apagão durante o Réveillon

A população local e turistas que frequentavam as cidades foram pegos de surpresa pela interrupção do fornecimento de energia elétrica

Por Eduardo Machado, In Foco.
11h20.
Cidades do litoral piauiense são atingidas por apagão durante o Réveillon. - Foto: Eduardo Machado.
Um apagão foi registrado no inicio da noite dessa sexta-feira, 31 de dezembro, em cidades do litoral do Piauí, e a interrupção do fornecimento de energia elétrica durou pouco mais de uma hora. Há registros de falta de energia também em cidades do Baixo Parnaíba, no Maranhão.

A Equatorial Piauí informou que às 18h10 de ontem, sexta-feira, uma ocorrência no ponto de suprimento da Subestação Tabuleiros II, situada em Parnaíba, impactou o fornecimento de energia aos clientes do litoral. Em "rápida" atuação da distribuidora, o serviço foi restabelecido.

Segundo a nota, os técnicos da distribuidora, que atuam em prontidão, conforme Plano Operacional Fim de Ano, realizaram "rapidamente" as intervenções necessárias na subestação e, às 19h01, o fornecimento foi restabelecido aos clientes da região. Após esse horário, algumas manobras ainda foram realizadas e, às 19h23, houve a integralização do atendimento às cargas.

Equatorial Piauí apresenta ações estratégicas para a operação final de ano

Em reunião realizada no dia 26 de novembro, no Auditório do Sebrae - Parnaíba, a Equatorial apresentou as ações definidas para o fim de ano. A operação final de ano no litoral tem como objetivo minimizar os impactos causados pelo aumento do número de turistas na região litorânea. Assim, a Equatorial Piauí preparou um conjunto de ações para reforçar a confiabilidade do sistema e garantir o fornecimento contínuo de energia nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí e Cajueiro da Praia.

MATÉRIA RELACIONADA:

“Em dezembro, vamos aumentar em oito vezes a quantidade de equipes disponíveis para atendimento das ocorrências no litoral. Além disso, na semana entre o Natal e o Réveillon, será disponibilizado um quantitativo extra de 10 equipes”, afirma Cosme Cezário, Superintendente da Regional Norte da Equatorial Piauí.

A operação conta ainda com a instalação da Subestação Móvel na Subestação Parnaíba II (beneficiando Parnaíba e Luís Correia) no período de 17 de dezembro a 03 de janeiro. A subestação móvel é um importante reforço para aumentar a confiabilidade do sistema e melhorar a regulação de tensão nos municípios de Parnaíba, Luís Correia e, em caso de emergência, atender as cargas de Cajueiro da Praia.

Somado a isso, a Distribuidora intensificou a lavagem das redes para remoção da salinidade. Por semana, estão sendo lavados 141 km de rede de média tensão e cinco subestações. “Esse conjunto de ações visam exatamente disponibilizar uma energia contínua e de qualidade para moradores e visitantes do litoral piauiense”, reforçou o superintendente.

Postar um comentário

0 Comentários