Entidades exigem melhorias estruturais para funcionamento nos CAPS II e AD 24h de ParnaĆ­ba

Os Centros de AtenĆ§Ć£o Psicossocial estĆ£o precisando de estruturas bĆ”sicas para o seu funcionamento

Por Eduardo Machado, infocopiaui.com
16h01.
CAPS AD III - 24h.
Foto: Blog Francisco DivulgaƧƵes.
A AssociaĆ§Ć£o de UsuĆ”rios, Familiares e Amigos da SaĆŗde Mental de ParnaĆ­ba - FĆŖnix, apoiada por entidades sindicais e coletivos de movimentos sociais, alertam os Ć³rgĆ£os de controle (MinistĆ©rio PĆŗblico do PiauĆ­, GerĆŖncia Estadual de SaĆŗde Mental do PiauĆ­, Conselho Estadual de SaĆŗde e Conselho Municipal de SaĆŗde de ParnaĆ­ba, CRM, CRP, COREN, CREFITO e CRESS) sobre as dificuldades em que se encontram os Centros de AtenĆ§Ć£o Psicossocial de ParnaĆ­ba (II e AD 24h). O descaso nos serviƧos tem acarretado desassistĆŖncia aos usuĆ”rios jĆ” assistidos, e falta de acolhimento e retaguarda para as necessidades em saĆŗde mental da populaĆ§Ć£o.

Os usuĆ”rios e familiares denunciam que nos CAPS faltam: profissionais especializados, principalmente mĆ©dico psiquiatra; materiais para atividades grupais/coletivas; alimentaĆ§Ć£o para as refeiƧƵes; estrutura para a realizaĆ§Ć£o das consultas (salas climatizadas), etc. AlĆ©m disso, o CAPS AD 24h que era para ter funcionamento integral estĆ” atendendo a populaĆ§Ć£o apenas durante o dia, e de forma bastante precĆ”ria deixando os usuĆ”rios sem atividades diĆ”rias e acolhimento noturno.

A associaĆ§Ć£o alerta ainda que essa falta de estrutura Ć© anterior a pandemia de covid-19, em marƧo de 2020. “Antes de iniciar a pandemia os dois equipamentos jĆ” estavam passando por um momento delicado de manutenĆ§Ć£o das atividades. O CAPS II enfrentava a falta de recursos materiais, ausĆŖncia de transporte para a realizaĆ§Ć£o de visitas e o CAPS AD 24h, em situaĆ§Ć£o ainda mais delicada, que apesar da modalidade de funcionamento integral, jĆ” vinha funcionando somente no modelo diĆ”rio desde 2017, impedindo atĆ© mesmo o acolhimento noturno de usuĆ”rios cadastrados no serviƧo” argumenta a FĆŖnix.

“Solicitamos providĆŖncias necessĆ”rias para reverter a situaĆ§Ć£o de profunda negligĆŖncia em que se encontram os Centros de AtenĆ§Ć£o Psicossocial – CAPS II e CAPS AD 24h, a fim de que sejam garantidos os direitos constitucionais relativos ao pleno tratamento de saĆŗde, universal e gratuito, tanto aos cidadĆ£os com necessidades de cuidado em saĆŗde mental por apresentarem sofrimento psĆ­quico e transtornos mentais, quanto Ć queles com necessidades decorrentes do uso de Ć”lcool e outras drogas”, finaliza os representantes da AssociaĆ§Ć£o.

Entre as entidades que apoiam a causa estĆ£o a AssociaĆ§Ć£o dos Docentes da Universidade Federal do PiauĆ­ (ADUFPI - Regional ParnaĆ­ba), AssociaĆ§Ć£o de UsuĆ”rios, Familiares, Cuidadores e Pessoas interessadas pela SaĆŗde Mental no PiauĆ­ - Ƃncora, Centro AcadĆŖmico de Psicologia da Universidade Federal do Delta do ParnaĆ­ba - Capsi, AssociaĆ§Ć£o Piauiense de Familiares e UsuĆ”rios de Ɓlcool e Outras Drogas - Homolobus, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU, Polo Socialista e RevolucionĆ”rio do PiauĆ­, Sindicato dos Servidores Municipais de ParnaĆ­ba  - Sindserm e Unidade Popular Pelo Socialismo (UP).

Clique aqui e veja o ofĆ­cio.

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios