Pular para o conteúdo principal

Centro de Reabilitação de Parnaíba iniciará com atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19

O governador inaugurou o CER IV nesta segunda-feira (19), no Dia do Piauí
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), inaugurou, nesta segunda-feira (19), Dia do Piauí, o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba. O centro oferecerá serviços na modalidade de reabilitação visual, auditiva, física e intelectual e neste primeiro momento irá tratar pessoas com sequelas da Covid-19.

Matéria relacionada:




Na obra foram investidos R$ 8.071.524,03, oriundos do Ministério da Saúde, Tesouro Estadual e emendas parlamentares da deputada federal Rejane Dias. Para o governador Wellington Dias, além do grande volume de investimento e da quantidade de pessoas da região que serão beneficiadas, a conclusão do centro é um passo “gigante” no sentindo de completar o sistema de saúde da região com um atendimento especializado às pessoas com deficiência.

“Parnaíba é uma cidade polo de saúde, com curso de Medicina, de Enfermagem e de outras áreas da saúde, onde teremos de um lado atendimento aos que mais precisam e de outro vai servir de base para o aprendizado técnico e superior. Comemoro no Dia do Piauí esse momento de inauguração deste centro”, disse Wellington.
“A realização desse sonho foi por que Deus permitiu chegar até aqui. Iniciamos esse trabalho lá em Teresina, e em 12 anos já foram mais de 1 milhão de atendimentos, no qual tivemos a ideia de sempre descentralizar, e esse é conjunto de esforços que vai atender mais 60 mil pessoas”, comemora a deputada federal Rejane Dias.

No local, além do atendimento, haverá uma oficina ortopédica que permitirá que todos os equipamentos, como órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), sejam feitos sob medida. “Além disso, vai gerar empregos para médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, para cargos administrativos”, comentou Rejane Dias.












Fotos: Governo do Piauí.
Todo o processo de seleção será feito pela Fundação Reabilitar que deve divulgar em breve o cronograma de seleção. Mais de 40 profissionais trabalharão no local.

“Essa inauguração é a confirmação da formação de uma rede de reabilitação no estado. Além das melhorias no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na maternidade; e as ações de enfrentamento à Covid-19, com a duplicação dos leitos de UTIs, e com todas as dificuldades, continuamos investindo nas ações de saúde; na consolidação de um sistema de saúde eficaz e humanizado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

“São pessoas com deficiência que ficavam sem o tratamento por que não podiam se deslocar para Teresina que agora vão poder receber atendimento com conforto e próximo de suas casas. Com certeza é um marco, o antes e depois do CER Parnaíba. Essas pessoas serão encaminhadas por meio da regulação das secretarias de saúde dos municípios”, disse o secretário de Estado da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

“Vamos iniciar com atendimento às pessoas que ficaram com sequelas de Covid-19. Mais de 90% desses pacientes saem com complicações pulmonares, aqui ele vai receber todo o atendimento médico, exames de diagnóstico e vamos traçar o plano de tratamento. O centro vai ter capacidade simultânea de atendimento de 200 pacientes, funcionando de 7h30 às 12h30 e, à medida da necessidade, vamos expandindo para um novo turno. A partir do início do próximo ano que iniciaremos os atendimentos das quatro deficiências, são etapas que vamos seguir. É uma alegria, mais uma missão que nos foi repassada – cumprir com êxito o nosso trabalho, seguindo o modelo do Ceir de Teresina”, explicou Aderson Luz, superintendente da Associação Reabilitar.
Com informações: Marília Andrade e Tamyres Rebeca/Governo do Piauí.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste site.

Criança morre afogada após cair dentro de piscina no litoral do Piauí

Segundo o Instituto de Medicina Legal (IML), a família estava almoçando quando a criança conseguiu ir até a piscina, sem ser vista Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Lucas Marreiros, G1 PI. 07h48. Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia — Foto: TV Clube Uma criança do sexo masculino, de dois anos de idade, morreu afogada após cair dentro de uma piscina em Luís Correia, litoral do Piauí, neste domingo (28). De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), o menino e a família estavam em uma casa veraneio quando o acidente aconteceu. Segundo o auxiliar de necropsia Robson Castilho, a família comemorava um aniversário e estava almoçando, quando perdeu a criança de vista. “Quando deram pela falta, que foram procurar, encontraram já na piscina”, disse. A criança chegou a ser levada para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, mas não resistiu e foi a óbito.

Governo do Piauí prorroga decreto e toque de recolher agora vai começar às 22h

A decisão do governador se deu após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Thais Guimarães e Fábio Wellington, GP1. 19h21. - Última atualização às 19h40 Governador Wellington Dias. - Foto: Google. Após reunião com membros do Comitê Ampliado de Operações Emergenciais (COE) na tarde desta quarta-feira (03), o governador Wellington Dias (PT) decidiu prorrogar, com algumas alterações, o decreto que impõe medidas restritivas em todo o estado como forma de conter o avanço da covid-19 (coronavírus). A nova determinação vale até o dia 15 de março. Matéria relacionada: Governo do Piauí decreta toque de recolher e lockdown aos finais de semana. Continua depois da publicidade. Dentre as principais determinações está o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06 e 07; 13 e 14 de março), ficando autorizados a funcionar apenas os serviços já determinados no decreto anterior. Uma alteração importante diz respeito

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta e outra ferida em avenida de Parnaíba

O condutor da motocicleta foi surpreendido por um automóvel após fazer uma conversão na via Por Eduardo Machado, In Foco. / Colaboração: Nathalia Carvalho, GP1 06h57. Última atualização às 17h21. Colisão entre carro e moto na Av. Dr. João Silva Fiho. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Uma jovem identificada como Giovanna Rodrigues Oliveira, de 21 anos de idade, morreu após colisão entre um carro e uma motocicleta na tarde desta quarta-feira (3). O acidente ocorreu na avenida Dr. João Silva Filho, no bairro Piauí, em Parnaíba, litoral do Piauí. Giovanna Rodrigues Oliveira (vitima fatal). - Foto: Reprodução/Rede social. Vítima fatal no local do acidente. - Foto: Reprodução/WhatsApp. Testemunhas informaram que a moto seguia pela avenida no sentido oeste-leste, quando colidiu na lateral do carro, que realizava uma conversão à esquerda. A vítima fatal estava na garupa de uma motocicleta que era conduzida por um homem identificado como Misael Ferreira Carvalho, que sofreu várias escoriações pelo c

Cartão postal, Árvore Penteada é alvo de vandalismo no litoral do Piauí; vídeo

Vândalos estão cortando as raízes da árvore que é um destino turístico do município de Luís Correia Por Eduardo Machado, In Foco. 08h41. Árvore Penteada, em Luís Correia. - Foto: Reprodução/WhatsApp. A Árvore Penteada, um dos cartões postais naturais mais visitados do litoral do Piauí está sendo alvo de vandalismo, e tendo suas raízes cortadas. O ponto turístico fica situado entre as praias de Coqueiro e Maramar, às margens da PI-116, no município de Luís Correia. As denúncias do crime ambiental já foram encaminhadas à gerente do meio ambiente, Liliana Souza; que juntamente com a secretária de turismo, Marília Passos; e o líder comunitário da região, senhor 'Coré', foram ao local verificar o impacto da ação e adotar as medidas necessárias. Veja vídeo: Visitante grava as raízes cortadas. - Vídeo: Reprodução/WhatsApp. A Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem articulado junto ao Governo do Estado, projetos que tragam maior visibilidade à Árvore Pen

Jovem é assassinado a tiros em via pública na cidade de Parnaíba

O homicídio ocorreu no bairro São Vicente de Paula Por Eduardo Machado, In Foco. 08h22. - Última atualização às 18h47. Foto: Reprodução/WhatsApp. Um jovem identificado como Marcos Antônio de Araújo Gomes, de 21 anos de idade,  foi assassinado com cerca de dois tiros de revólver, na noite desta quinta-feira (4). O caso ocorreu no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí.  Marcos Antônio de Araújo Gomes (vítima) - Foto: TV Costa Norte. Continua depois da publicidade. Segundo testemunhas, dois homens suspeitos estavam passando na rua, em uma motocicleta, quando efetuaram vários disparos, dois deles alvejando a vítima.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros foram acionados, mas a vítima já estava sem vida. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área. A Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar o homicídio. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba esteve no local e fez a remoção do corpo.