Pular para o conteúdo principal

"Parnaíba tem a oportunidade de mudar, e a mudança é Samaronne", diz candidato

Samaronne foi eleito vice-prefeito em 2016 e agora concorre com o atual gestor municipal, 'Mão Santa'

Samaronne (PSD), candidato a prefeito de Parnaíba. - Foto: Tv Costa Norte.
Dando continuidade a rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de Parnaíba, nesta quarta-feira (14/10), Marcos Samaronne (PSD) teve a oportunidade, durante 40 minutos, de expôr seus projetos políticos para caso seja eleito prefeito de Parnaíba, no próximo dia 15 de novembro. O candidato, não diferentemente de Dr. Hélio, não poupou críticas ao atual gestor municipal.

Veja também:

Samaronne, atual vice-prefeito, está na disputa pela cadeira da Prefeitura de Parnaíba nesta Eleição 2020. Ele iniciou a entrevista apresentando-se aos telespectadores. E tendo como tema inicial a pandemia do novo coronavírus, que poderá ser enfrentada ainda no começo do próximo ano, caso seja eleito, disse está preparado para combater toda e qualquer tipo de pandemia, com técnicos da área, reafirmando que não haverá irresponsabilidade em minimizar o problema, fazendo referência a um episódio em que o atual prefeito falou que a doença trata-se com água.

No âmbito da educação, ele é enfático quando se trata da valorização do profissional. "Eu vejo que pra melhorar a educação, nós temos que investir em patrimônio, que o nosso maior patrimônio é você, professor", diz o candidato. Samaronne afirma ainda que em um futuro governo dele, fará concurso público para professores, e oportunizando uma profissionalização continuada.

Sobre geração de emprego, diz ser uma área que entende muito bem e que Parnaíba tem potencial, e que existe na cidade, muitos recursos para melhorar ainda mais os índices de emprego, citando um projeto de governo, chamado Regularização Fundiária, onde diz existir uma desvalorização imobiliária na cidade. "Por exemplo: tem algum comerciante, que tem um comércio pequeno, na casinha dele, na frente ele faz o pequeno comércio dele, e 'tá' com as prateleiras quase que vazias. Ele não tem a oportunidade de chegar numa instituição financeira, um banco qualquer e fazer empréstimos para melhorar o comércio dele, porque ele não tem um registro de imóvel, ou seja, não tem nada pra dar garantia."

Já no quesito mobilidade urbana, promete revisar todos os contratos, conversar com o pessoal da Cooperativa que administra o transporte coletivo para que ofereçam um serviço melhor, de qualidade para o parnaibano, em contrapartida analisando a situação dos empresários, que segundo ele mesmo, não têm um crédito para aplicar na frota de veículos. Citou ainda mais investimentos em pavimentação e sinalização de vias da cidade.

O problema crônico do 'Piscinão' volta a ser debatido por mais um candidato. "É um problema que realmente assola Parnaíba, e diga-se de passagem, eu me sinto com um saldo devedor com aquele povo ali, da Colônia do Carpina", diz Samaronne. O candidato afirma que no governo dele, irá ser feito um estudo de viabilidade, para saber o que pode ser feito com a água acumulada na região, prometendo dar um jeito na problemática. 

Já no tema segurança pública, Marcos Samaronne cita ter uma candidata a vice-prefeita, Cabo Ryana, e promete investir na área, a partir da infância, fazendo parcerias com a Polícia Militar, através do Programa Proerj, onde ensina a criança, a resistência às drogas e outro malefícios, e diz ser a favor da guarda municipal armada.

Para finalizar, Samaronne afirma que a população participará de forma ativa durante seu governo, e que ela será ouvida. "Conversando com a população, a gente sabe quais são as necessidades básicas e primordiais, e aí nós faremos um governo participativo, onde o munícipe dará oportunidade de 'tá' participando da gestão."

Assista a entrevista:
Da Redação.
Edição: Eduardo Machado/In Foco.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS VISITADA NA ÚLTIMA SEMANA

Ex-presidiário é executado a tiros na porta de casa na cidade de Parnaíba

A Perícia Criminal e o Instituto de Medicina Legal estiveram no local e realizaram procedimentos legais acerca do homicídio Por Eduardo Machado, In Foco. 08h38. - Última atualização: às 17h50. Residência onde aconteceu o crime. - Foto: reprodução/WhatsApp. Um homem identificado como Elias Araújo Cardoso, de 33 anos de idade, foi assassinado com vários tiros na porta de casa na noite deste domingo (18/04), no bairro Planalto Montserra The, em Parnaíba, litoral do Piauí. A vítima possuía passagens pela polícia. Elias Araújo Cardoso (vítima). - Foto: Portal do Catita. Local onde a vítima foi a óbito. - Foto: reprodução/WhatsApp. Segundo testemunhas, a vítima foi perseguida pelos suspeitos e atingida com cerca de sete disparos. O homem foi a óbito dentro da residência onde tentou escapar dos suspeitos. A Polícia Militar foi comunicada e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que constatou o óbito. A Perícia Criminal e o Instituto de Medicina Legal (IML) estiveram no loca

Jovem é assassinado a tiros ao abrir portão de casa em Parnaíba e suspeito é o ex-cunhado

Segundo informações, a vítima foi morta por engano Por Eduardo Machado, In Foco. 08h26. - Última atualização: 17/04, às 16h08. Local onde a vítima foi assassinada - Foto: reprodução/WhatsApp. Um jovem identificado como Luan Sousa Gomes, de 20 anos de idade, foi assassinado com cerca de oito tiros na noite desta sexta-feira (16), por volta das 20h45, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O crime ocorreu na Rua Anhanguera, bairro Piauí, e a vítima havia saído recentemente da prisão e era monitorado por tornozeleira eletrônica. Luan Souza Gomes (vítima). - Foto: Portal do Catita. De acordo com informações de familiares, o jovem morreu por engano. O suspeito teria chegado na residência para matar a sua ex-companheira, porém quem foi abrir o portão para ele foi o irmão da possível vítima. O acusado não viu quem era a pessoa e já foi atirando, ele achava que era sua ex-companheira. Portão da casa foi alvejado pelos tiros. - Foto: PHB Webcidade. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel d

Suspeito de chefiar organização criminosa em Fortaleza é preso pela polícia na cidade de Parnaíba

O alvo é apontado como chefe de uma organização criminosa com atuação na comunidade Oitão Preto, em Fortaleza Por Eduardo Machado, In Foco. 19h26. Imagem meramente ilustrativa. - Foto: arquivo/In Foco. A Polícia Civil do Estado Ceará (PCCE), em continuidade às ações da Operação Guilhotina, efetuou a prisão de Samoel Rodrigues Lima Filho, de 32 anos de idade, na manhã desta sexta-feira (16), na cidade de Parnaíba (PI). O alvo é apontado como chefe de uma organização criminosa com atuação na comunidade Oitão Preto, no bairro Moura Brasil, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. VEJA TAMBÉM: Chefes de grupo criminoso do Ceará são presos em Cajueiro da Praia, no Piauí. As investigações conduzidas pela Polícia Civil do Ceará indicam que o suspeito assumiu a chefia da organização criminosa no bairro da Capital, após a prisão de seu irmão, Renê Rodrigues Lima, de 34 anos de idade, em fevereiro deste ano, por equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco)

Governo do Piauí publica decreto com medidas restritivas para os próximos dias

As restrições passam a valer a partir desta segunda-feira (19) até domingo (25) Por Eduardo Machado, In Foco. 18h22. Wellington Dias, governado do Piauí. - Foto: arquivo/In Foco. O Governo do Estado publicou, neste domingo (18), o decreto n° 19.582 que estabelece as medidas sanitárias de combate à Covid-19 que passam a valer a partir desta segunda-feira (19) até domingo (25). As principais mudanças são nos horários de funcionamento de shopping centers, bares e restaurantes, que agora poderão funcionar até as 22h, e no toque de recolher que passa a ser das 23h até as 5h. As medidas do novo decreto são baseadas na constatação de estabilidade na demanda por leitos clínicos e de terapia intensiva; a regressão do estado de alta para estabilidade no número de óbitos por Covid-19; bem como o esforço do estado e dos municípios na execução de medidas preventivas vinculadas ao fortalecimento do Programa Busca Ativa, das barreiras sanitárias e de outras ações de atenção primária à saúde. Confira

Governo do Piauí prorroga medidas restritivas, mas com mudanças

As alterações são nos horários de funcionamento de shopping centers, bares e restaurantes e no toque de recolher Por Eduardo Machado, In Foco. 21h34. Calçadão Comercial de Parnaíba. - Foto: Google. O Governo do Piauí prorrogou as medidas sanitárias excepcionais de combate à Covid-19 contidas no  decreto de nº 19.576 , do dia 10 de abril, com algumas alterações, que terão validade no período de 19 a 25 de abril. As principais mudanças são nos horários de funcionamento de shopping centers, bares e restaurantes, que agora poderão funcionar até as 22h, e no toque de recolher que passa a ser das 23h até as 5h. A decisão pela prorrogação das medidas, com as alterações em relação aos horários, levou em consideração a constatação de estabilidade na demanda por leitos clínicos e de terapia intensiva; a regressão do estado de alta para estabilidade no número de óbitos por Covid-19; bem como o esforço do estado e dos municípios na execução de medidas preventivas vinculadas ao fortalecimento do Pr