Vereadora de Parnaíba pede prioridade de vacinação para profissionais de serviços funerários

Para a parlamentar, os trabalhadores do setor funerário estão muito expostos ao vírus mesmo com todo o protocolo de prevenção adotado

Por Eduardo Machado, In Foco.
20h22.

Imagem meramente ilustrativa. - Foto: Google.
A vereadora Neta Castelo Branco (DEM), apresentou na noite desta quinta-feira (11) o requerimento de Nº 062/2021 solicitando junto a Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, providência para que assegure o direito de preferência a vacinação contra Covid-19 a categoria dos sepultadores (coveiros) e dos agentes funerários da cidade de Parnaíba que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

De acordo com a parlamentar, a vacinação prioritária desses profissionais se justifica pelo fato de eles serem o último elo da cadeia sanitária, sendo que os trabalhadores do setor funerário estão muito expostos ao vírus mesmo com todo o protocolo de prevenção adotado. Boa parte do trabalho deles é retirar os corpos em hospitais e residências. Outra realidade é que eles também acabam entrando em contato com famílias das vítimas da Covid-19 que muitas vezes podem estar contaminadas.

Os profissionais: coveiros, atendentes funerários, motoristas funerários, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços fúnebres e de autópsia, por serem profissionais essenciais ao controle da doença pela lei federal Nº14.023 de 8 de julho de 2020, se faz necessário que Parnaíba garanta a proteção adequada.

Postar um comentário

0 Comentários