Polícia Federal deflagra operação contra fraudes previdenciárias no norte do Piauí

Esquema criminoso de fraudes era processado na Agência da Previdência Social de Parnaíba, mediante falsificação de documentos emitidos por sindicato de trabalhadores rurais

Por Eduardo Machado, In Foco.
09h26. - Última atualização: às 09h54.
Foto: G1/PI.
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia (CGINT/SEPRT/ME), deflagrou na manhã desta quinta-feira (20/05) a Operação Dolos, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários.

Cerca de 30 Policiais Federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares restritivas em desfavor dos investigados, nas cidades de Parnaíba, Cocal/PI e Cocal dos Alves/PI.

Durante a investigação, foi identificado que os criminosos atuavam na concessão e recebimento irregular de aposentadorias, auxílios-doença e licença maternidade. O grupo era formado por servidor do INSS, presidente de sindicato, intermediadores/captadores de pessoas e documentos, e agiotas. As fraudes eram processadas na Agência da Previdência Social de Parnaíba, mediante falsificação de documentos emitidos pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves/PI.
Foto: Divulgação/PF.
A estimativa de prejuízos, apenas no modal auxílio-maternidade, é de R$ 4 milhões, considerando dados do IBGE relativos aos anos de 2010 a 2019, período em que se verificou que foram concedidos duas vezes mais benefícios que o total de crianças nascidas na localidade.

Os envolvidos devem ser indiciados pelos crimes de falsificação de documentos (Art. 297 do CPB), estelionato (Art. 171 do CPB) e formação de quadrilha (Art. 288 do CPB).

O nome da operação faz alusão ao ser mitológico Dólos - espécie de espírito - que personificava o ardil, a fraude, a astúcia e as más ações, o que se identifica com a conduta dos investigados.

Postar um comentário

0 Comentários