Produtos eletrônicos sem nota fiscal são apreendidos em ônibus com destino a Esperantina

No veículo, foram encontradas cinco caixas carregadas com 24 aparelhos celulares, 400 carregadores e 300 kits de carregadores para celular

EDUARDO MACHADO
PARNAÍBA-PIAUÍ
16h50

A Polícia Rodoviária Federal - PRF apreendeu carga ilegal de produtos eletrônicos avaliada em R$ 74 mil reais em um ônibus, no município de Floriano, na região sul do Piauí.

De acordo com as informações repassadas pela PRF, na noite dessa quinta-feira (27), durante fiscalizações na BR-230, no município de Floriano, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal deu ordem de parada a um ônibus. No veículo, que seguia de São Paulo com destino a Piracuruca, na região norte do Piauí, os policiais encontraram um carregamento ilegal de produtos eletrônicos sem a devida nota fiscal, avaliado em aproximadamente R$ 74 mil reais.

Durante a abordagem, ao ser questionado sobre possíveis encomendas, o condutor do ônibus confirmou a presença das marcadorias. Diante disso, a equipe PRF solicitou a retirada de algumas caixas do compartimento de carga para a realização da conferência.

Após uma vistoria minuciosa, foram encontradas cinco caixas carregadas com 24 (vinte e quatro) aparelhos celulares, 400 (quatrocentos) carregadores e 300 (trezentos) kits de carregadores para celular. A princípio, em razão da ausência de notas fiscais e por serem produtos de origem estrangeira, a ocorrência foi enquadrada como crime de descaminho. 

PRF apreende aparelhos eletrônicos. Foto: divulgação/PRF-PI.

O condutor do ônibus, que não teve sua identidade revelada, afirmou não ter conhecimento sobre o proprietário da mercadoria. Diante dos fatos, os produtos apreendidos e a ocorrência foram encaminhados à Polícia Federal do Piauí para os procedimentos cabíveis.

O crime de descaminho, previsto no art. 334 do Código Penal, é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, e representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

Postar um comentário

0 Comentários